Notícias

|

Núcleo de Desenvolvimento Empresarial define os temas prioritários para 2024

Fonte: Assessoria ACIL

Os integrantes do Núcleo de Desenvolvimento Empresarial realizaram a primeira reunião do ano nesta terça-feira (20), no Sebrae. Como é tradição, o encontro abre 2024 com a definição, pela plenária, dos temas que devem ser trabalhados por intermédio das articulações desta instância que reúne entidades da iniciativa privada e do poder público.

Como o Núcleo de Desenvolvimento Empresarial está completando 15 anos, há a expectativa de que temas complexos consigam avançar, superando dificuldades para promover o crescimento da cidade.

Separados em três grupos de trabalho, os participantes decidiram por sete assuntos primordiais para 2024:

-A elaboração e execução de um Plano de Comunicação para a cidade de Londrina;

-Ações que estimulem a industrialização da cidade de acordo com suas próprias vocações;

-A aprovação de todas as Leis Complementares do Plano Diretor, haja vista que se trata de um ano eleitoral e teremos, em 2025, novos protagonistas na Câmara de Vereadores e na Prefeitura;

-A revitalização do Centro de Londrina;

-A desburocratização da cidade com ênfase na área de Tecnologia da Informação;

-O desenvolvimento do Turismo e a criação de um Centro de Convenções capaz de abrigar grandes eventos, promover a cidade e atrair visitantes;

-Articulação com deputados dentro da agenda parlamentar. 

Outros três temas tornaram-se prioridades pontuais, uma vez que existem ações de encaminhamento já sendo desenvolvidas: 

-O MasterPlan de Londrina encontra-se com a Plenária em atividade e vem sendo coordenado por um executivo, mas é preciso que os candidatos a prefeito se comprometam com o plano estratégico em suas plataformas de governo;

-O fortalecimento da Comissão de Segurança como instância do poder público e da sociedade civil organizada para resolver questões fundamentais;

-Participação do Núcleo nas sessões públicas de elaboração do orçamento da cidade. 

A primeira reunião de 2024 contou com a participação de representantes da ACIL, Sebrae, Codel, FIEP, SESCAP-LDR, Sinduscon, CEAL, TI Paraná e UTFPR, entre outros.

Aniversário

O Núcleo de Desenvolvimento Empresarial foi formado a partir do estudo Desenvolvimento Empresarial – Oportunidade para todos, elaborado e publicado pelo Fórum Desenvolve Londrina em dezembro de 2008. 

Composto por diferentes entidades do setor produtivo, sociedade civil organizada e poder público, a partir de uma iniciativa da presidência da ACIL (Associação Comercial e Industrial de Londrina), o Núcleo de Desenvolvimento Empresarial tem como objetivo alavancar o desenvolvimento regional, ajudando a transformar a qualidade de vida da população.

Dessa forma, o Núcleo de Desenvolvimento Empresarial iniciou as atividades em maio de 2009, completando 15 anos de atuação em 2024. As reuniões são realizadas às terças-feiras à noite, na sede da ACIL.

Conquistas

Graças à atuação do Núcleo, por exemplo, Londrina desenvolveu uma governança (Estação 43), consolidando o Ecossistema de Inovação a partir da contratação da Fundação CERTI, de Florianópolis, que elaborou um estudo identificando cinco governanças em setores estratégicos, e que posteriormente se multiplicaram em verticais inovadoras em áreas tão diversas quanto Saúde, Agronegócio, Eletrometalmecânica, Químico e Materiais, Tecnologia da Informação, Construção Civil, Turismo, Economia Criativa, Instituições de Ensino Superior, Comércio e Audiovisual.

Também por conta do trabalho realizado pelo Núcleo, o MasterPlan Londrina 2040 ganhou a contratação de um executivo com recursos de entidades da iniciativa privada. Entre as conquistas contabilizadas, constam ainda a ampliação do Aeroporto, a consolidação do programa Compra Londrina e a implantação da disciplina de empreendedorismo nas escolas municipais, além da construção do Tecnocentro, a criação de cursos de Engenharia (UTFPR, PUC, Unifil, Unopar/Pitágoras e Unicesumar) e a viabilização da Cidade Industrial.

Nesses anos de trabalho, o Núcleo também conquistou a criação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas de Londrina, a Sala do Empreendedor, o ISS Tecnológico, a revitalização da Rua Sergipe, cursos técnicos do Senac e do Senai, o aporte da Prefeitura Municipal de Londrina para a criação da Garantinorte (atual Garanticoop) e participou ativamente da elaboração do Plano Diretor e suas leis complementares.  

Dessa forma, portanto, o Núcleo de Desenvolvimento Empresarial vem cumprindo o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável local, muitas vezes operacionalizando as prioridades levantadas pelos estudos do Fórum Desenvolve Londrina.

Atualmente, o Núcleo é constituído pela ACIL (Associação Comercial e Industrial de Londrina), ABRATIC (Associação Brasileira de Tecnologia, Inovação e Comunicação), CEAL (Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina), Codel (Instituto de Desenvolvimento de Londrina), FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), SESCAP-LDR (Sindicato das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações, Pesquisas e de Serviços Contábeis), Sincoval (Sindicato do Comércio Varejista de Londrina), Sindimetal Norte do Paraná (Sindicato das Indústrias, Metalúrgicas, Mecânicas e de Materiais Elétricos), Sinduscon Paraná Norte (Sindicato da Indústria da Construção Civil), SRP (Sociedade Rural do Paraná), TI Paraná (Sindicato da Indústria da Tecnologia da Informação do Paraná) e UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná).


Compartilhe com o universo

Compartilhar Núcleo de Desenvolvimento Empresarial define os temas prioritários para 2024 no Linkedin Compartilhar Núcleo de Desenvolvimento Empresarial define os temas prioritários para 2024 no Twitter Compartilhar Núcleo de Desenvolvimento Empresarial define os temas prioritários para 2024 no Facebook

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *