Núcleo de Desenvolvimento Empresarial

Núcleo de Desenvolvimento Empresarial discute propostas para divulgar as qualidades de Londrina

Instância executiva do setor produtivo está celebrando, em 2024, 15 anos de atuação.

Equipe ACIL

Fonte: Assessoria ACIL

As estratégias de place branding para ajudar a divulgar as realizações de Londrina em diferentes setores – da tecnologia à infraestrutura – foram o tema principal da reunião desta terça-feira (2) do Núcleo de Desenvolvimento Empresarial, instância executiva do setor produtivo londrinense que está completando 15 anos.

Enquanto o branding tradicional busca fortalecer e difundir a reputação de uma marca, produto ou empresa, o place branding destina-se a promover regiões, cidades ou lugares específicos, destacando as qualidades de acordo com objetivos definidos, seja para a atração de empresas ou para o desenvolvimento do turismo. As estratégias de place branding acabam destacando também aspectos culturais, históricos, belezas naturais, infraestrutura, qualidade de vida, inovação e ambiente de negócios, entre outros assuntos.

Outro tema discutido foram as ações que devem ser priorizadas pelos próximos candidatos a prefeito voltadas ao desenvolvimento de Londrina. A intenção é desenvolver um documento do setor produtivo para ser entregue com o compromisso de ser cumprido pelos representantes políticos.

A reunião contou com a presença de Angelo Pamplona (presidente da ACIL), Rodrigo Geara (superintendente da ACIL), Alex Canziani (presidente da Codel), Roberto Moreira (diretor da Codel), Ana Bárbara (Sinduscon), Brazil Versoza (presidente do CEAL), Sergio Ozorio Garcia (Sebrae) e Marcos Rambalducci (UTFPR).

Aniversário

O Núcleo de Desenvolvimento Empresarial foi formado a partir do estudo Desenvolvimento Empresarial – Oportunidade para todos, elaborado e publicado pelo Fórum Desenvolve Londrina em dezembro de 2008.

Composto por diferentes entidades do setor produtivo, sociedade civil organizada e poder público, a partir de uma iniciativa da presidência da ACIL (Associação Comercial e Industrial de Londrina), o Núcleo de Desenvolvimento Empresarial tem como objetivo alavancar o desenvolvimento regional, ajudando a transformar a qualidade de vida da população.

Dessa forma, o Núcleo de Desenvolvimento Empresarial iniciou as atividades em maio de 2009, completando 15 anos de atuação em 2024. As reuniões são realizadas às terças-feiras à noite, na sede da ACIL.

Conquistas

Graças à atuação do Núcleo, por exemplo, Londrina desenvolveu uma governança (Estação 43), consolidando o Ecossistema de Inovação a partir da contratação da Fundação CERTI, de Florianópolis, que elaborou um estudo identificando cinco governanças em setores estratégicos, e que posteriormente se multiplicaram em verticais inovadoras em áreas tão diversas quanto Saúde, Agronegócio, Eletrometalmecânica, Químico e Materiais, Tecnologia da Informação, Construção Civil, Turismo, Economia Criativa, Instituições de Ensino Superior, Comércio e Audiovisual.

Também por conta do trabalho realizado pelo Núcleo, o MasterPlan Londrina 2040 ganhou a contratação de um executivo com recursos de entidades da iniciativa privada. Entre as conquistas contabilizadas, constam ainda a ampliação do Aeroporto, a consolidação do programa Compra Londrina e a implantação da disciplina de empreendedorismo nas escolas municipais, além da construção do Tecnocentro, a criação de cursos de Engenharia (UTFPR, PUC, Unifil, Unopar/Pitágoras e Unicesumar) e a viabilização da Cidade Industrial.

Nesses anos de trabalho, o Núcleo também conquistou a criação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas de Londrina, a Sala do Empreendedor, o ISS Tecnológico, a revitalização da Rua Sergipe, cursos técnicos do Senac e do Senai, o aporte da Prefeitura Municipal de Londrina para a criação da Garantinorte (atual Garanticoop) e participou ativamente da elaboração do Plano Diretor e suas leis complementares.

Dessa forma, portanto, o Núcleo de Desenvolvimento Empresarial vem cumprindo o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável local, muitas vezes operacionalizando as prioridades levantadas pelos estudos do Fórum Desenvolve Londrina.

Atualmente, o Núcleo é constituído pela ACIL (Associação Comercial e Industrial de Londrina), ABRATIC (Associação Brasileira de Tecnologia, Inovação e Comunicação), CEAL (Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina), Codel (Instituto de Desenvolvimento de Londrina), FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), SESCAP-LDR (Sindicato das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações, Pesquisas e de Serviços Contábeis), Sincoval (Sindicato do Comércio Varejista de Londrina), Sindimetal Norte do Paraná (Sindicato das Indústrias, Metalúrgicas, Mecânicas e de Materiais Elétricos), Sinduscon Paraná Norte (Sindicato da Indústria da Construção Civil), SRP (Sociedade Rural do Paraná), TI Paraná (Sindicato da Indústria da Tecnologia da Informação do Paraná) e UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná).