O Núcleo de Desenvolvimento Empresarial, instância executiva que reúne 14 entidades da sociedade civil organizada e do poder público, reúne-se há 16 anos aqui na ACIL. E, durante esta semana, realizou dois encontros: um com deputados federais, na segunda-feira (15), e outro com deputados estaduais, nesta sexta (19).
Foi uma aproximação importante para entendermos o trabalho dos representantes políticos, apresentarmos algumas propostas e, também, ficarmos à disposição para fazer a nossa parte.
As duas reuniões foram muito produtivas. Mas uma fragilidade ficou evidente: precisamos de projetos para conseguir recursos para obras fundamentais. Londrina está perdendo oportunidades por falta de projetos técnicos e estruturados. Enquanto isso, municípios menores vêm fazendo o dever de casa.
Ou seja, a maior cidade do interior do Paraná está patinando justamente quando poderia transformar sua realidade urbana e econômica. Os deputados destacaram que há recursos disponíveis, mas faltam projetos consistentes para acessá-los.
Não é um obstáculo que surgiu do dia para noite. Há tempos a elaboração de projetos se apresenta como um dos grandes gargalos para o desenvolvimento. Essa dificuldade voltou à tona em nossas reuniões de forma unânime. Reconhecer um problema é o primeiro passo para resolvê-lo.
A conscientização para a importância dos projetos alcança tanto o setor produtivo quanto o poder público. Mais uma vez, vamos trabalhar em conjunto e aproveitar o momento político favorável para captar os recursos capazes de dar a Londrina o futuro que nossa cidade merece.
Vera Antunes, presidente da ACIL.