Petit Pave recebe reparos

Recomposição em duas quadras do Calçadão devem ser concluída em 45 dias; revitalização fica para 2013

Apiki

Compartilhe com o universo

Compartilhar Petit Pave recebe reparos no Linkedin Compartilhar Petit Pave recebe reparos no Twitter Compartilhar Petit Pave recebe reparos no Facebook

Fonte: Folha de Londrina

Sentar em um pequeno banco de madeira, retirar as pedras soltas, varrer o local, colocar areia e cimento e bater com um pequeno martelo até que ele fique na posição ideal, como se fosse um quebra-cabeça, escolhendo pedra por pedra qual delas se encaixa da melhor forma para seguir o desenho original do mosaico do Calçadão de Londrina. Depois é preciso varrer o excesso de areia e cimento para que os pedestres passem com segurança pelo local.

Assim está sendo realizado o reparo e a recomposição do piso de petit pave, pavimento tradicional e baseado nas calçadas portuguesas, que começou ontem de deve seguir pelos próximos 45 dias. A reportagem foi ao local para observar o trabalho dos funcionários da secretaria municipal de Obras, que trabalham para deixar o piso sem os buracos provocados pela falta de manutenção.

A implantação do petit pave em Londrina aconteceu na década de 70. Segundo o diretor de Viação da secretaria de Obras, Celso Alves da Silva, os funcionários destacados para realizar o serviço possuem entre 15 e 25 anos de casa e já realizaram várias vezes o mesmo trabalho. Ele destacou que o trabalho é similar ao que é realizado no Calçadão de Copacabana, o mais famoso do Brasil.

A consultora de vendas Renata Oliva gostou de ver o velho Calçadão de petit pavet sendo reformado. ''Eu acho bacana eles consertarem esses buracos e também acredito que é importante manter o desenho do Calçadão, que ficou muito conhecido entre a população'', afirmou.

Opinião compartilhada pelo professor de Educação Física, Antônio Celso Corrêa. ''Isso é um patrimônio histórico e faz parte da vida do londrinense como o Teatro Ouro Verde'', afirmou. Ele ressaltou que qualquer piso precisa de manutenção.

A manutenção está sendo providenciada pela prefeitura, após a administração desistir de realizar a revitalização do trecho entres as avenidas Rio de Janeiro e São Paulo neste ano. Segundo a Prefeitura, neste ano foram abertas dois processos licitatórios, em maio e julho, mas não houve interessados em executar o serviço. Se as obras fossem realizadas nesse momento atrapalhariam as vendas de Natal, já que o calendário de reforma coincidiria com o período mais aquecido das vendas.

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), Flávio Balan, declarou que a obra é necessária, pois da forma que o piso se encontra hoje, cheia de buracos, é bastante perigosa. ''Mas é importante que o atual secretário de obras (Marcello Teodoro) deixe o projeto pronto para a próxima gestão, pois acredito que os reparos sejam paliativos e espero que a obra definitiva venha no tempo certo'', ressaltou.

A auxiliar de escritório Priscila de Oliveira é mais radical e defendeu que esse trecho do Calçadão não seja recuperado para não gastar dinheiro público. Segundo ela, a área deveria ser revitalizada, assim como aconteceu nas três quadras anteriores – onde o petit pavet foi substituído pelo paver. ''É muito mais fácil de andar'', confirmou a programadora Luiza da Silva.

O secretário de Obras afirmou que, além de interferir nas vendas de Natal, a revitalização do espaço não está entre as prioridades desta gestão, cujo foco deve se concentrar na reparação de locais que foram prejudicados pelas chuvas.
 

Leia também