Fonte: Assessoria OSUEL
A Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (OSUEL) apresenta nesta quinta (10) e sexta-feira (11), às 20h30, no Teatro Ouro Verde, um dos mais emblemáticos e emocionantes concertos da temporada: As sete últimas palavras de Cristo na cruz, do compositor austríaco Joseph Haydn. O concerto faz parte da Série Catuaí e terá a regência do maestro Rossini Parucci, diretor artístico e regente titular da OSUEL.
Criada em 1786, a obra foi originalmente encomendada para as celebrações da Sexta-feira Santa em Cádiz, cidade da região de Andaluzia, na Espanha. A composição tem atravessado séculos como um comovente testamento artístico sobre o sofrimento humano, resiliência e esperança. Em meio a conflitos e tragédias que continuam a marcar a história, a reflexão proposta por Haydn segue muito atual.
Cada movimento da obra narra os últimos momentos de Cristo e também evoca a dor daqueles que enfrentam perdas e injustiças em diversas partes do mundo. No entanto, As sete últimas palavras de Cristo na cruz também fala sobre perdão e compaixão e nos convida ao diálogo e à contemplação, lembrando que é possível transformar a dor em algo maior.
“Apresentar essa obra é um gesto de resistência e esperança. Em meio ao caos, Haydn nos lembra que a humanidade pode encontrar força no perdão e na arte”, explica o maestro Rossini Parucci.
Narração
O concerto contará com a participação especial de Edinho Moreno, como narrador. Radialista e locutor, ele tem mais de 40 anos de experiência e uma carreira marcada por trabalhos na Eldorado FM, Antena Um, TV Bandeirantes, HBO e FOX. Atualmente, é a voz do Star Channel e tem uma relação consolidada com a OSUEL, tornando-se Artista em Residência da orquestra em 2025.
Foto: Fábio Alcover/OSUEL
Serviço:
Concerto OSUEL – Série Catuaí
As sete últimas palavras de Cristo na cruz, de Joseph Haydn
Quando: quinta (10) e sexta-feira (11)
Onde: Teatro Ouro Verde
Horário: 20h30
Regente: Rossini Parucci
Narração: Edinho Moreno
Ingressos: osuel.pagtickets.com