Boa tarde, amigos, como vocês estão?
Às vezes ficamos pensando nos gargalos que atrapalham o crescimento. Não fica difícil encontrá-los. O Brasil tem hoje uma expectativa de aumentar o PIB, até o fim do ano, em 2,5%. Mas não pode crescer muito mais do que isso, pois não há infraestrutura para distribuir a produção.
Essa conclusão é do economista David Vacari Conchon, superintendente de Produtos e Serviços do Sicredi, e foi detalhada durante um almoço com empresários nesta quinta (29).
Ele explica: “Hoje, 97% da arrecadação brasileira é rígida. Está destinada à educação, está destinada à saúde, está destinada ao pagamento de juros. Sobra muito pouco para a infraestrutura. Então nós temos que passar, de fato, por uma grande reforma administrativa. Mas nenhum governo quer colocar a mão nisso. É preciso rever as estruturas do governo e diminuir a máquina pública para que sobre dinheiro para investir em infraestrutura. Nós não vamos resolver isso no curto prazo porque ninguém quer mexer nessa caixa de marimbondos”.
A falta de infraestrutura ajuda a desestabilizar o Brasil. O investidor tem medo e fica de olho nas notícias para tentar prever o futuro. Por isso, uma fala presidencial pode, sim, agitar completamente o mercado.
Precisamos de estradas, aeroportos, hidrovias e ferrovias. A ACIL vem trabalhando, seja na Comissão de Infraestrutura ou no Núcleo de Desenvolvimento Empresarial, para encontrar soluções.
Existem avanços, como a construção de viadutos e a duplicação da PR-445. Mas eles não solucionam o problema. Estamos com décadas de atraso.
A falta de infraestrutura provoca aumento de custos, perda de competitividade, dificuldade de inserção no mercado, perda de produção e espanta os investimentos. É um cenário bastante familiar para o empresário.
Como o próprio David Conchon definiu: “Os empresários são verdadeiros heróis da resistência para planejar e sobreviver num mundo tão instável como a gente tem hoje”.
É a pura verdade.
Angelo Pamplona, presidente da ACIL.
Frase da semana: “A melhor maneira de enfrentar os desafios do futuro é ter a melhor infraestrutura hoje” – Warren Buffett, empresário norte-americano.