Almoço com Empresários

País precisa de infraestrutura para crescer

Não há desenvolvimento sem estradas, aeroportos, ferrovias e hidrovias.

Equipe ACIL

Compartilhe com o universo

Compartilhar País precisa de infraestrutura para crescer no Linkedin Compartilhar País precisa de infraestrutura para crescer no Twitter Compartilhar País precisa de infraestrutura para crescer no Facebook

Boa tarde, amigos, como vocês estão?

Às vezes ficamos pensando nos gargalos que atrapalham o crescimento. Não fica difícil encontrá-los. O Brasil tem hoje uma expectativa de aumentar o PIB, até o fim do ano, em 2,5%. Mas não pode crescer muito mais do que isso, pois não há infraestrutura para distribuir a produção.

Essa conclusão é do economista David Vacari Conchon, superintendente de Produtos e Serviços do Sicredi, e foi detalhada durante um almoço com empresários nesta quinta (29).

Ele explica: “Hoje, 97% da arrecadação brasileira é rígida. Está destinada à educação, está destinada à saúde, está destinada ao pagamento de juros. Sobra muito pouco para a infraestrutura. Então nós temos que passar, de fato, por uma grande reforma administrativa. Mas nenhum governo quer colocar a mão nisso. É preciso rever as estruturas do governo e diminuir a máquina pública para que sobre dinheiro para investir em infraestrutura. Nós não vamos resolver isso no curto prazo porque ninguém quer mexer nessa caixa de marimbondos”.

A falta de infraestrutura ajuda a desestabilizar o Brasil. O investidor tem medo e fica de olho nas notícias para tentar prever o futuro. Por isso, uma fala presidencial pode, sim, agitar completamente o mercado.

Precisamos de estradas, aeroportos, hidrovias e ferrovias. A ACIL vem trabalhando, seja na Comissão de Infraestrutura ou no Núcleo de Desenvolvimento Empresarial, para encontrar soluções. 

Existem avanços, como a construção de viadutos e a duplicação da PR-445. Mas eles não solucionam o problema. Estamos com décadas de atraso.

A falta de infraestrutura provoca aumento de custos, perda de competitividade, dificuldade de inserção no mercado, perda de produção e espanta os investimentos. É um cenário bastante familiar para o empresário.

Como o próprio David Conchon definiu: “Os empresários são verdadeiros heróis da resistência para planejar e sobreviver num mundo tão instável como a gente tem hoje”. 

É a pura verdade.

 

Angelo Pamplona, presidente da ACIL.

Frase da semana: “A melhor maneira de enfrentar os desafios do futuro é ter a melhor infraestrutura hoje” – Warren Buffett, empresário norte-americano.

Leia também