Fonte: Folha de Londrina
O faturamento bruto do Muffato, segundo a pesquisa, passou de R$ 3,111 bilhões em 2013 para R$ 3,704 bilhões em 2014, alta de 19,0%. A rede abriu uma nova loja e chegou a 41. No Condor, a receita foi de R$ 3,190 bilhões para R$ 3,636 bilhões no mesmo comparativo, ou 13,9% a mais, com quatro novas unidades e 39 no total.
Após a aquisição da rede Amigão, do interior de São Paulo, o Cidade Canção deu um salto no ranking. Apesar de não aparecer na edição anterior, houve alta de 35 para 45 lojas e o faturamento nominal, sem descontar a inflação, aumentou 45,4%, para chegar a R$ 1,558 bilhão.
O líder nacional continua a ser o Pão de Açúcar, que foi de R$ 64,405 bilhões de faturamento bruto e 1.999 lojas em 2013 para R$ 72,318 bilhões e 2.143 unidades no ano passado. Completam os três primeiros lugares o Carrefour (R$ 37,927 bilhões e 258) e Walmart (R$ 29,647 bilhões e 544). Os três têm sede em São Paulo.
Com R$ 294,9 bilhões, o varejo supermercadista brasileiro registrou alta real de 1,8% no faturamento em 2014. Somente entre os 20 maiores, porém, a alta foi de 10,0%, ao passar de R$ 172,180 bilhões para R$ 189,433 bilhões, o que mostra a maior concentração de receita entre as principais redes.
Para o diretor do Grupo Muffato, Ederson Muffato, o resultado se deve à repaginação completa em seis unidades no Estado, aos investimentos em tecnologia, à reestruturação logística e da política comercial da rede, adequada a cada formato de loja. “Isso é fruto do empenho e da dedicação de nossos colaboradores, da estreita parceria que temos com nossos parceiros fornecedores e do relacionamento de respeito e confiança que construímos com nossos clientes”, diz. Neste ano, o Muffato já inaugurou um novo supermercado em Ponta Grossa e abrirá o primeiro em São José do Rio Preto (SP).
O diretor presidente do Cidade Canção, Carlos Cardoso, afirma que o crescimento era esperado pela aquisição da rede Amigão, mas que ficou surpreso por entrar entre os 20 maiores. Com unidades no Paraná, no interior paulista e em Dourados (MS), o grupo planeja abrir mais uma unidade em Bandeirantes neste ano e almeja uma evolução no faturamento de 10%. “A economia quase não cresceu em 2014, mas estamos nos preparando para melhorar nossa forma de trabalhar e o atendimento ao consumidor, para conquistar mais clientes e para sofrer menos com o impacto da crise deste ano”, diz Cardoso.
A diretoria do Condor foi procurada ontem, por meio de assessoria de imprensa, mas não houve resposta às perguntas até o fechamento desta edição.