Paraná tem três entre 20 maiores redes de supermercados

Fonte: Folha de Londrina O Paraná passou a ter três redes de supermercados entre as 20 maiores do País, segundo a 38ª edição da Pesquisa Ranking Associação Brasileira de Supermercados (Abras) […]

Apiki

Compartilhe com o universo

Compartilhar Paraná tem três entre 20 maiores redes de supermercados no Linkedin Compartilhar Paraná tem três entre 20 maiores redes de supermercados no Twitter Compartilhar Paraná tem três entre 20 maiores redes de supermercados no Facebook

Fonte: Folha de Londrina


O Paraná passou a ter três redes de supermercados entre as 20 maiores do País, segundo a 38ª edição da Pesquisa Ranking Associação Brasileira de Supermercados (Abras) SuperHiper 2015, divulgada ontem. O Super Muffato e o Condor trocaram de posições em relação ao ano anterior, o que deixou o grupo com sede em Cascavel na sexta colocação e o da capital, na sétima. A novidade é o Cidade Canção, de Maringá, que chegou neste ano à 20ª posição. 

O faturamento bruto do Muffato, segundo a pesquisa, passou de R$ 3,111 bilhões em 2013 para R$ 3,704 bilhões em 2014, alta de 19,0%. A rede abriu uma nova loja e chegou a 41. No Condor, a receita foi de R$ 3,190 bilhões para R$ 3,636 bilhões no mesmo comparativo, ou 13,9% a mais, com quatro novas unidades e 39 no total. 

Após a aquisição da rede Amigão, do interior de São Paulo, o Cidade Canção deu um salto no ranking. Apesar de não aparecer na edição anterior, houve alta de 35 para 45 lojas e o faturamento nominal, sem descontar a inflação, aumentou 45,4%, para chegar a R$ 1,558 bilhão. 

O líder nacional continua a ser o Pão de Açúcar, que foi de R$ 64,405 bilhões de faturamento bruto e 1.999 lojas em 2013 para R$ 72,318 bilhões e 2.143 unidades no ano passado. Completam os três primeiros lugares o Carrefour (R$ 37,927 bilhões e 258) e Walmart (R$ 29,647 bilhões e 544). Os três têm sede em São Paulo. 

Com R$ 294,9 bilhões, o varejo supermercadista brasileiro registrou alta real de 1,8% no faturamento em 2014. Somente entre os 20 maiores, porém, a alta foi de 10,0%, ao passar de R$ 172,180 bilhões para R$ 189,433 bilhões, o que mostra a maior concentração de receita entre as principais redes. 

Estratégias



Para o diretor do Grupo Muffato, Ederson Muffato, o resultado se deve à repaginação completa em seis unidades no Estado, aos investimentos em tecnologia, à reestruturação logística e da política comercial da rede, adequada a cada formato de loja. “Isso é fruto do empenho e da dedicação de nossos colaboradores, da estreita parceria que temos com nossos parceiros fornecedores e do relacionamento de respeito e confiança que construímos com nossos clientes”, diz. Neste ano, o Muffato já inaugurou um novo supermercado em Ponta Grossa e abrirá o primeiro em São José do Rio Preto (SP). 

O diretor presidente do Cidade Canção, Carlos Cardoso, afirma que o crescimento era esperado pela aquisição da rede Amigão, mas que ficou surpreso por entrar entre os 20 maiores. Com unidades no Paraná, no interior paulista e em Dourados (MS), o grupo planeja abrir mais uma unidade em Bandeirantes neste ano e almeja uma evolução no faturamento de 10%. “A economia quase não cresceu em 2014, mas estamos nos preparando para melhorar nossa forma de trabalhar e o atendimento ao consumidor, para conquistar mais clientes e para sofrer menos com o impacto da crise deste ano”, diz Cardoso. 

A diretoria do Condor foi procurada ontem, por meio de assessoria de imprensa, mas não houve resposta às perguntas até o fechamento desta edição.

Leia também