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Pesquisa da FACIAP aponta queda de vendas para o Dia das Mães no Paraná

Pagamento a vista com cartão de crédito liderou as formas de pagamento, com 35%, e o cartão de crédito a prazo vem em segundo lugar com 34%.

Equipe ACIL

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Fonte: Assessoria FACIAP

Uma pesquisa encomendada pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) mostra que para 51% dos comerciantes paranaenses as vendas alusivas ao Dia das Mães foram inferiores às do ano passado; para 30% foram iguais e para 19% foram superiores. No geral, o desempenho foi negativo, apresentando uma queda de 6,5%.


Foram ouvidos 206 comerciantes nas cidades de Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava, Londrina, Maringá, Cascavel e Francisco Beltrão entre os dias 13 e 15 de maio. Numa análise comparativa, Guarapuava apresentou a menor queda nas vendas (-3,3%), enquanto Francisco Beltrão teve a maior queda (-9,85).


Para o presidente da Faciap, Fernando Moraes, essa queda pode ser atribuída principalmente a uma redução do poder de compra dos consumidores nos últimos meses. “No entanto, a queda no consumo neste Dia das Mães não chega a ser preocupante. Pode ser um movimento normal do mercado, que não caracteriza um fenômeno. O que a pesquisa revela é que os comerciantes precisam avançar em suas estratégias de marketing e de comunicação para atrair o novo consumidor, que está cada vez mais digital”.

Dinheiro de papel
A pesquisa aponta também que a forma de pagamento em dinheiro de papel é cada vez menor. No geral, apenas 2% dos consumidores paranaenses utilizaram as cédulas em suas compras neste Dia das Mães. O pagamento a vista com cartão de crédito liderou as formas de pagamento, com 35%, e o cartão de crédito a prazo vem em segundo lugar com 34%. O PIX alcança 16% das formas de pagamento e o cartão de débito foi utilizado por 8% deles.


Marketing
Segundo o estudo, para promover suas vendas e fidelizar clientes, 47% dos comerciantes paranaenses costumam fazer ofertas e promoções. Em segundo lugar, com 24%, destaca-se a manutenção de um cadastro atualizado para informar os clientes sobre novidades, produtos e serviços, seguida da divulgação em redes sociais (23%).

Pesquisas de mercado
A maioria dos comerciantes, em geral, não recorre a pesquisas de tendências de mercado para selecionar produtos específicos para o Dia das Mães e outras datas especiais. Pesquisas foram utilizadas por comerciantes de Cascavel (38%) e Curitiba (36%).

Índice de Confiança
Mais da metade dos comerciantes paranaenses está animada com o futuro do seu negócio, principalmente os de Ponta Grossa e Guarapuava. E o Índice de Confiança do Comerciante com a Economia (ICCE), que vai de 0 a 200 pontos e que avalia o estado de entusiasmo do lojista em relação à atual situação econômica do Brasil e a situação financeira dos clientes para os próximos 6 meses, ficou em 143 pontos, demonstrando que os lojistas estão mais para animados, com 43 pontos acima do neutro (nem pessimista, nem otimista).

Saiba mais sobre a pesquisa:
https://mvl-aces.nyc3.digitaloceanspaces.com/upload/bancoarquivos/20%2005%2024%20Pesquisa%20datacenso%20pos-Dia%20das%20M%C3%A3es%20Faciap.pdf

ou
https://abrir.link/gfBjo

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