Nesta sexta-feira (13) a ACIL, em parceria com o Sebrae, apresentou a pesquisa Comportamento de Consumo em Londrina, com dados importantes sobre o varejo de nossa cidade, realizado pela Litz Estratégia e Marketing.
Trata-se de uma ferramenta fundamental para entender o comportamento do consumidor e desenvolver estratégias para alavancar o próprio negócio. Com esse material, os lojistas podem tomar decisões estratégicas e assertivas.
Tudo isso também apresenta desafios e oportunidades. Por exemplo: a grande maioria dos consumidores ainda preza a experiência presencial. Mas cada segmento tem suas características e muitos estão mais fortalecidos no digital. É preciso compreender onde sua empresa está situada para decidir como trabalhar a multicanalidade.
De uma forma geral, o consumidor não está em um único canal. Ele pode estar no digital e no presencial, tanto em loja de rua quanto em shopping, desenvolvendo contextos distintos de consumo.
É importante perceber que a regionalização provoca fluxos migratórios de consumo, que podem variar de região para região, observando detalhes como a faixa de renda, idade e gênero. Assim, a pesquisa também ajuda a identificar e delimitar o público de cada negócio.
Mas também permite entender as grandes tendências de consumo, especialmente aquelas que realmente estão impactando e se refletindo no dia a dia do comércio.
São muitas as possibilidades que esse levantamento traz para a economia londrinense. É a ACIL oferecendo ferramentas capazes de impulsionar negócios e gerar crescimento. Quer um conselho? Estude essa pesquisa imediatamente (https://bit.ly/4e573ST). Você só tem a ganhar.
Vera Antunes, presidente da ACIL.