A Plenária do MasterPlan Londrina 2040, que se reúne mensalmente para avaliar ações e desenvolver projetos previstos no planejamento estratégico, recebeu nesta terça-feira (11), na Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), o presidente Fabrício Bianchi, da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU). O convidado apresentou a estrutura do órgão público responsável por serviços fundamentais do município, revelou ações de melhorias e também apontou problemas que ainda estão aguardando soluções.
Com uma estrutura complexa, capaz de interagir com as áreas de atuação de várias secretarias municipais, a CMTU cuida de setores como jardinagem, lixo, coleta seletiva, transporte coletivo, trânsito, radares, sinalização, fiscalização, limpeza urbana, utilização do espaço público e até o bem-estar de animais.
Por conta do grande leque de atuação, muitas ações têm sido estruturais, como revisões de contratos, concessões, atualizações tecnológicas, otimização de serviços, busca de subsídios e até mesmo trabalho de conscientização para o descarte correto de lixo. Muitas soluções passam pela criação de novas políticas públicas para ganhar agilidade e efetividade.
A intenção é deixar a CMTU mais eficiente por intermédio de tecnologias digitais (câmeras, inteligência artificial, softwares atuais) para monitoramento, zeladoria e fiscalização. Com mais de 60 serviços executados em diferentes áreas e setores, a CMTU vai buscar recursos externos e parcerias com outras secretarias para integrar a atuação e ganhar em desempenho, tornando a Companhia um motor de desenvolvimento e bem-estar.
A reunião da Plenária do MasterPlan Londrina 2040 contou com a participação de Angelo Pamplona (ACIL/Fórum Desenvolve Londrina), Diego Menão (MasterPlan), Sérgio Ozório (Sebrae), Ricardo Cândido (Sindimetal), Rubens Negrão (Sebrae), Nivaldo Benvenho (SRP), Ronaldo Couza (ACIL/Abratic), Euclides Nandes (SESCAP-LDR) e Carlos José M. da Costa Branco (CEAL).



