Assessoria ACIL
A Polícia Militar reuniu, nesta segunda-feira (2), grande parte de seu efetivo para lançar a Operação LondriNatal, voltada à segurança nas ruas durante o período de compras e horário estendido nas lojas de rua, que antecipa o Natal. A concentração ocorreu no Calçadão, em frente à Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), parceira das forças de segurança nesta iniciativa.
Para o coronel Ricardo Eguedis, comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar, a operação vem reduzindo os índices de criminalidade: “Nós estamos iniciando as ações de proteção de toda a comunidade de Londrina, lembrando que nós temos a união de todos os esforços, com a tropa do 5º Batalhão, do 30º Batalhão e das unidades especializadas. Todo o nosso efetivo estará trabalhando de forma unida para a garantia da segurança das pessoas nesse momento tão importante para o comércio, quando nós temos aumento de fluxo de pessoas. Todos os anos nós temos diminuído o índices de crime e melhorado a qualidade da segurança de todos”, destacou.
O coronel também deu dicas de segurança para a população colaborar preventivamente, evitando ocorrências: “A nossa orientação é que as pessoas evitem andar, por exemplo, com dinheiro vivo, evitem ostentar joias e produtos caros em via pública e, principalmente, ao verificar qualquer tipo de conduta suspeita, acionar o telefone 190, fazer o acionamento dos órgãos de segurança. Para os comerciantes, as pessoas que estão trabalhando e, principalmente, a comunidade em geral, nós estaremos com um serviço aumentado, com efetivo reforçado, a fim de garantir a segurança”.
Entre os fatores que geram preocupação está o horário estendido do comércio de rua, que passa a funcionar até às 22 horas a partir de quinta-feira (5), com o início do LondriNatal da ACIL. “Temos, a partir do dia 5, a mudança do horário comercial e tudo isso está sendo verificado e trabalhado junto À Associação Comercial e também aos órgãos da cidade. A força de segurança da Polícia Militar estará à disposição de todos”, acrescentou Ricardo Eguedis.
O coronel também lembrou que a operação não vai interferir no policiamento ostensivo realizado diariamente: “Nós não mudamos em nada o policiamento ostensivo da cidade. Os patrulhamentos na madrugada já são realizados em várias regiões de Londrina, principalmente no anel central, no Calçadão, porque o centro da cidade é um compromisso muito intenso que nós temos de melhoria de qualidade de vida. Mas também vamos ampliar essa atuação, principalmente durante a ampliação do horário comercial. Nós continuamos fazendo o nosso patrulhamento e o que nós fazemos, na verdade, é um reforço nos horários a mais, quando nós temos intensificação de pessoas e bens em circulação aqui em Londrina”.
Para Angelo Pamplona, presidente da ACIL, a parceria com as forças de segurança é fundamental para o sucesso do LondriNatal: “É muito importante porque o fluxo de consumidores nas ruas aumenta muito. O lojista acaba tendo mais segurança em relação a esse patrulhamento ostensivo. Então, a parceria da ACIL com a Polícia Militar e a Guarda Municipal, traz essa tranquilidade em um período muito importante para o comércio e as famílias”.
A partir de quinta-feira (5), as lojas de rua vão abrir em horário estendido, durante os dias de semana, das 9hs às 22hs. Aos sábados, a previsão é de que as lojas abram das 9hs às 21hs.