Na manhã desta segunda-feira (26), a Prefeitura de Londrina oficializou a entrega de uma nova base operacional de apoio para a Guarda Municipal no Calçadão. Localizado entre a R. Professor João Cândido e a Av. São Paulo, na área do Calçadão, o espaço atenderá especialmente os agentes da Patrulha Central, que atuam exclusivamente na região do quadrilátero central da cidade, desde a avenida Leste-Oeste até as imediações do Zerão.
A estrutura foi criada para oferecer mais suporte e melhores condições de trabalho aos guardas municipais. No local, os agentes poderão fazer pausas durante o serviço, utilizar o banheiro, confeccionar boletins de ocorrência e realizar suas refeições, incluindo o almoço, sem a necessidade de se deslocarem até a sede da Guarda Municipal.
A medida visa manter o fortalecimento da presença da Guarda Municipal no centro de Londrina – que começou logo nos primeiros dias de janeiro de 2025 com o início da operação Choque de Ordem – e garantir mais agilidade no atendimento à população, reforçando a segurança pública na região.
O secretário municipal de Defesa Social, Felipe Juliani, destacou a importância da nova base. “Essa base de apoio é fundamental para que nossos agentes tenham um ponto estratégico no centro da cidade, facilitando o trabalho diário e proporcionando um ambiente adequado para suas necessidades operacionais”, destacou.
O prefeito de Londrina, Tiago Amaral, também ressaltou a relevância da iniciativa. “O objetivo é garantir a segurança e a paz das famílias londrinenses, do cidadão, do trabalhador londrinense e dos que vivem nessa região central. O centro da cidade é a origem, o ponto de partida da nossa cidade, onde todas as famílias londrinenses se encontram para trabalhar ou por lazer. Aqui tem que ser um local exemplar, é preciso deixar claro a todo cidadão que Londrina é uma cidade onde as forças de segurança têm como prioridade a proteção das nossas famílias”, reforçou.
Além de atender aos agentes da Guarda Municipal, a base de apoio no Calçadão também estará à disposição de policiais militares que atuam na região central. A iniciativa é resultado da parceria institucional firmada entre os comandos da Guarda Municipal e da Polícia Militar, com o objetivo de fortalecer a cooperação entre as forças de segurança e ampliar a presença ostensiva no centro da cidade. Com isso, o espaço se consolida como um ponto estratégico de integração e apoio às operações de segurança pública em Londrina.
A secretaria informa ainda que o telefone 153 e o aplicativo 153 cidadão da Guarda Municipal de Londrina seguem à disposição de quem precisar de ajuda. Basta acionar o serviço e aguardar o atendimento. Estas informações são importantes, já que os guardas municipais não permanecerão na base de apoio. Os canais citados funcionam 24 horas.
Foto: Bruno Amaral/Defesa Social