Fonte: Folha de Londrina
Quatro construtoras do Paraná, duas delas de Londrina, estão entre as 50 maiores do País, segundo ranking da Inteligência Empresarial da Construção (ITC) de 2012. Elas receberão o prêmio hoje à noite em São Paulo. A Plaenge é a mais bem colocada na lista. Com 171 obras no ano passado, que totalizavam 1,7 milhão de metros quadrados, a construtora londrinense ficou em 8º lugar.
Na sequência, na 15ª posição, vem a Thá. Com sede em Curitiba, ela tinha 53 obras em 2012, com 1,3 milhão de metros quadrados. A londrinense A.Yoshii ficou em 29º lugar, com 558 mil metros quadrados em 29 obras. Por último, vem a JL, de Cascavel. Ocupando a 50ª posição na lista, a empresa construiu 372 metros quadrados em 14 obras no ano passado.
"Para nós, é o coroamento de um trabalho feito por 43 anos, desde a fundação da empresa", afirma o diretor da Plaenge, Alexandre Fabian. É o terceiro ano que a empresa figura na mesma posição no ranking do ITC, que lista as cem maiores construtoras do Brasil.
Segundo ele, a postura conservadora da empresa – que é a maior da Região Sul – tem sido importante para mantê-la nesta posição. "Quando boa parte das concorrentes buscou na abertura de capital uma maneira de alavancar o volume de vendas, a Plaenge manteve sua estratégia, utilizando recursos próprios para financiar esse crescimento", afirma. A Plaenge é a maior construtora de capital fechado do Brasil.
Por meio da assessoria de imprensa, o presidente da Thá, Arsenio de Almeida Neto, diz que o prêmio é um dos mais importantes do setor e que o grupo "celebra" pela terceira vez sua presença no ranking. "A Thá vem ganhando destaque e demonstra um crescimento consistente de aproximadamente 15% ao longo dos últimos dez anos. Além disso, atualmente contamos com a presença do E.I. (Equity International) que é um fundo de investimento norte-americano de destaque mundial no nosso segmento, que nos dá condição de garantir o crescimento contínuo", afirma.
Já o diretor de Incorporação da A.Yoshii Engenharia, Silvio Muraguchi, explica que esta é a primeira vez que a empresa se inscreve para participar do ranking do ITC. "Ser a 15º construtora em lançamentos imobiliários e estar entre as 40 maiores do País, além de ser extremamente gratificante, nos serve como parâmetro e estímulo para novas metas e conquistas", afirma.
Segundo ele, o sucesso da empresa é resultado de "estratégias bem definidas aliadas a uma leitura compatível" do mercado. "A ascensão econômica da nossa região, associada ao trabalho de uma equipe comprometida e motivada, também permite um crescimento acima da média do setor de construção civil", declara.
Criada há 35 anos em Cascavel, a JL já participa do ranking há quatro anos, tendo obtido a melhor colocação em 2012. "É muito importante para nós termos a percepção da nossa empresa no âmbito nacional", diz o diretor presidente João Luiz Félix. Ele conta que a construtora realizou no ano passado a restauração do Copacabana Palace, tradicional hotel do Rio de Janeiro. "Tínhamos feito antes a do Hotel Cataratas, em Foz, que é do mesmo grupo", explica.
De acordo com o diretor, a empresa se prepara para a reforma do Aeroporto de São José dos Pinhais. A JL integra o consórcio que venceu a licitação da obra.