Aeroporto de Londrina

Prefeitura anuncia avanços do ILS e projeto da nova taxiway do Aeroporto

Equipamento de pouso por instrumentos deve ser inaugurado em dezembro, no aniversário da cidade.

Equipe ACIL

Compartilhe com o universo

Compartilhar Prefeitura anuncia avanços do ILS e projeto da nova taxiway do Aeroporto no Linkedin Compartilhar Prefeitura anuncia avanços do ILS e projeto da nova taxiway do Aeroporto no Twitter Compartilhar Prefeitura anuncia avanços do ILS e projeto da nova taxiway do Aeroporto no Facebook

Fonte: N.Com

O prefeito Tiago Amaral e representantes da Prefeitura de Londrina se reuniram, nesta terça-feira (4), com a concessionária Motiva, responsável pela administração do Aeroporto de Londrina, para tratar dos avanços nas obras de implantação do sistema de pouso por instrumentos (ILS). Também foi discutida a futura construção da pista de taxiway, uma faixa pavimentada usada pelas aeronaves para se deslocar entre o pátio e a pista de pouso e decolagem. Durante o encontro, a Prefeitura anunciou uma novidade: a formalização da doação do projeto executivo da pista de taxiway, por meio de um empresário londrinense e de uma empresa de engenharia de Londrina.

O encontro foi realizado no gabinete do prefeito, em formato híbrido, com participações presenciais e on-line. Pela Prefeitura, participaram, além do prefeito, os secretários municipais de Recursos Humanos, Rodrigo Souza, e de Obras e Pavimentação, Otávio Gomes, além do presidente da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Fabrício Bianchi (on-line). Também esteve presente no gabinete a gerente do Aeroporto de Londrina, Daiane Persicotti. De forma on-line, participaram os representantes da Motiva: o diretor de Contratos da concessionária, Rodrigo Abdala, e a especialista em Infraestrutura Aeroportuária, Carla Salles.

Com relação ao ILS, a intenção da Prefeitura é inaugurá-lo no dia 10 de dezembro, data do aniversário de Londrina, que completará 91 anos, como um presente para a cidade. Segundo o prefeito Tiago Amaral, a reunião foi muito produtiva e todos os prazos estão sendo cumpridos conforme o programado. “O ILS é um marco para Londrina, e a nossa expectativa é inaugurá-lo no dia 10 de dezembro, no aniversário da cidade, para fazermos uma entrega do tamanho que a cidade merece, com toda a importância que esse equipamento traz para Londrina. Além disso, tivemos outros avanços discutidos na reunião, como a formalização da elaboração do projeto da taxiway. Recebemos a doação de um empresário londrinense e de um grande escritório de engenharia da cidade, a MSE Engenharia, para a execução desse projeto. Agora, estamos discutindo sobre os recursos para a obra, se virão dos governos estadual ou federal, e como ela será executada. O mais importante é que os projetos necessários para avançarmos já estão em fase de elaboração”, destacou.

O prefeito também lembrou de outros avanços conquistados para o Aeroporto de Londrina em 2025. “Neste ano, inauguramos a ampliação da área de passageiros do aeroporto, ampliamos a pista de pousos e decolagens em 150 metros, vamos entregar o ILS e já estamos com o projeto da pista de taxiway em execução. Então, realmente, são melhorias que marcam os 90 anos de Londrina e que vão entrar para a história pelos grandes avanços que tivemos em relação ao sítio aeroportuário”, frisou.

Sobre a nova pista de taxiway, o secretário municipal de Recursos Humanos, Rodrigo Souza, afirmou que a obra é um grande anseio da sociedade. Segundo ele, a estimativa é de que o investimento varie entre R$ 20 e R$ 40 milhões, por se tratar de uma pista larga e comprida, com cerca de 2 km de extensão. “A sociedade londrinense clama por um aeroporto que tenha menos atrasos tanto na decolagem quanto no pouso, e essa pista resolveria o problema. Além disso, as empresas aéreas já se manifestaram à ANAC, dizendo que a taxiway é muito importante, inclusive para reduzir os custos de operação. Por isso, o prefeito Tiago Amaral se mobilizou para garantir a elaboração do projeto que antecede a obra. Com a instalação do ILS, será possível pousar mesmo com o tempo ruim, ou seja, vamos resolver os principais problemas do Aeroporto de Londrina”, afirmou.

De acordo com Souza, a Prefeitura quer garantir os recursos para a execução da obra até abril de 2026 e, na sequência, licitá-la. “Queremos avançar rapidamente na elaboração do projeto e na garantia dos recursos, para licitarmos a obra no primeiro semestre do ano que vem. O prazo é de aproximadamente um ano a um ano e meio para a licitação e execução”, explicou.

A gerente do Aeroporto de Londrina, Daiane Persicotti, confirmou que todos os prazos estão sendo cumpridos conforme o acordado com a Prefeitura, para a inauguração do equipamento em dezembro. “O cronograma e as obras seguem avançando. A Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (Cicea) já vem fazendo as entregas dos equipamentos e materiais. As adequações que cabiam à Motiva já foram concluídas, por isso estamos caminhando para concretizar o cronograma e realizar a instalação dentro do prazo estabelecido”, afirmou.

Persicotti também destacou os benefícios do ILS. “O sistema de pouso por instrumentos permite a aproximação da aeronave com segurança no aeroporto. A sua implantação traz melhores condições para operar mesmo em situações adversas de tempo. Com ele, as aeronaves poderão pousar em Londrina com segurança, mesmo em condições climáticas desfavoráveis. Basicamente, o equipamento proporciona mais eficiência às operações”, ressaltou.

Foto: Emerson Dias/N.Com

Leia também