A Comissão de Infraestrutura do Norte do Paraná realizou na sexta-feira (30/6), na sede da ACIL em Londrina, a 36ª reunião desde que foi criada, em 2017, destacando a importância da regularidade e continuidade desses encontros para impulsionar o desenvolvimento regional. A Comissão reúne entidades do setor produtivo e autoridades, para viabilizar obras essenciais para Londrina e região.
Contorno Norte
Sobre o projeto do Contorno Norte, representantes das prefeituras de Londrina, Rolândia, Ibiporã e Cambé apresentaram os resultados da reunião que realizaram entre si, para avaliar o traçado do projeto, conforme o plano diretor de cada município. Eles apontaram a necessidade de alterações, para evitar conflitos com áreas urbanas já ocupadas.
A sinergia entre as quatro prefeituras foi elogiada pelos participantes da reunião. Segundo Tiago Amaral, a atitude sinaliza um comprometimento para que a obra se concretize da melhor forma para toda a região: “Esperamos tanto pelo Contorno Norte e ele precisa ser exatamente do jeito que beneficie a todos. O mais importante é essa união. O alinhamento entre todos nós é o que nos dá a força na representação”.
Contorno Leste
Gilmar Domingues, do IPPUL (Instituto de Pesquisa e Planejamento de Londrina), falou sobre o Contorno Leste de Londrina. O projeto prevê viadutos, trincheiras e transposições, para que o tráfego possa fluir com mais agilidade. O projeto foi levado a Brasília no dia 21/6, numa reunião técnica e política com o ministro dos Transportes, Renan Filho.
Gerson Guariente, diretor Institucional da ACIL, contou que a comitiva de Londrina apontou ao ministro a necessidade de o município e a região terem a obra, para que a facilidade de circulação ajude no desenvolvimento. O ministro Renan recebeu a solicitação de inclusão do projeto nas novas concessões rodoviárias, que já estão em andamento. Contudo, Renan informou que os lotes 4 e 5 ainda não estão com o TCU (Tribunal de Contas da União), o que sinaliza a possibilidade de inclusão do Contorno Leste.
A Comissão definiu que, no início de agosto, fará uma cobrança junto ao Ministério dos Transportes, para verificar a viabilidade do atendimento à demanda.
Aeroporto
O CEO do Grupo Folha de Londrina, Nicolás Mejía, falou sobre o andamento das obras da nova concessão do Aeroporto de Londrina. O acompanhamento tem sido feito junto à CCR, concessionária responsável, que informou que as obras estão em processo de liberação do alvará na Prefeitura e devem começar em julho. A concessionária informou a Mejía que, assim que o documento sair, está pronta para iniciar imediatamente os trabalhos.
As obras preveem a instalação do ILS (Instrument Landing System), um sistema de auxílio à navegação, que fornece informações precisas aos pilotos para realizar pousos seguros, mesmo em condições meteorológicas adversas.
A pista ganhará mais 330 metros. As cabeceiras também serão ampliadas e terão outros ajustes para acomodar dois aviões ao mesmo tempo, o que reduzirá o intervalo de pousos e decolagens. Também haverá ampliações nos fingers, que são as passarelas conectadas às aeronaves, para embarque e desembarque de passageiros.
PRF reivindica iluminação na PR-445
O capitão Glauco Andrade de Oliveira, Comandante da 2ª Companhia da Polícia Rodoviária Estadual, participou da reunião e apontou a necessidade de melhorias na segurança na PR-445. Uma das melhorias necessárias é na iluminação no trecho urbano, em Londrina e Cambé. Segundo o capitão, esse é um ponto essencial para ajudar na fiscalização, combate ao crime e redução no número de acidentes e mortes.
Até agora, em 2023, já foram 45 acidentes, sendo que 65% deles ocorreram entre às 18h e 7h da manhã. Sete pessoas perderam a vida no trecho em 2023, todas dentro desse horário.
Em todo o ano de 2022, ocorreram 63 acidentes, 60% deles no horário entre às 18h e 7h da manhã (38 acidentes). 92 pessoas ficaram feridas, 56 delas nesse horário e as 5 vítimas fatais também perderam a vida entre às 18h e 7h da manhã.
Outro ponto levantado pelo capitão é a urgência para instalar telas embaixo das passarelas, para que os pedestres não se arrisquem a atravessar no meio da pista.
Viaduto da PUC
Foi publicado em Diário Oficial no mesmo dia da reunião o termo de rescisão do contrato com o consórcio vencedor da licitação que foi afastado pelo DER/PR devido a atrasos no cumprimento do cronograma. A partir da publicação em Diário Oficial, o segundo colocado será chamado a executar a obra. É a mesma empresa que construiu o Viaduto Bratislava, que cumpriu os prazos e sempre forneceu informações à Comissão, o que é um indício de que agora os trabalhos vão andar bem.
Duplicação da PR-445
De Mauá da Serra a Lerroville, o IAT concedeu liberação do segmento entre os quilômetros 10 e 18. Dessa forma, houve avanço em mais uma frente de serviços, cuidando inicialmente de limpeza e terraplanagem. Em breve, deve começar a construção das pontes sobre os rios Santa Cruz e Apucaraninha, com a fundação prevista para ser executada no próximo mês. Também estão em andamento os serviços de drenagem, valetas e bueiros de concreto. Entre os quilômetros 3 e 4, já começou o asfaltamento.
De Lerroville a Irerê, ainda está sem obras e sem novidades. A meta é cobrar o prazo para lançar a licitação e destravar as obras no trecho.
Viaduto da Esperança
A prefeitura de Cambé já tem o projeto em mãos e está aguardando que o DER aponte o que precisa ser alterado, para adequações e atualizações. O Viaduto da Esperança é uma das grandes prioridades para a BR-369, notadamente após a inauguração do Viaduto Bratislava, que fez o tráfego fluir com mais intensidade e agilidade.
Nova ponte sobre o Rio Tibagi
Ao final da reunião, o deputado estadual Tiago Amaral apresentou a ideia que lançou para a construção de uma nova ponte sobre o Rio Tibagi, ligando São Jerônimo da Serra a Londrina e os distritos. A obra é necessária para encurtar a distância entre os municípios. Apesar de estar lado a lado, a população leva mais de duas horas para se deslocar entre eles. Em mais de 200km, o Rio Tibagi só tem duas pontes, uma em Jataizinho e outra em Telêmaco Borba.
Participaram da reunião José Carlos Salgueiro (Secretário de Planejamento de Rolândia), Gilmar Domingues (Instituto de Pesquisa e Planejamento de Londrina), Rosaly Nishimura (Instituto de Pesquisa e Planejamento de Londrina), Cristiane Biazzono (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina), Reinaldo Filho (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina), José Antonio Bahls (Secretário de Planejamento de Cambé), Paulo Sergio Victor (Secretário de Planejamento de Ibiporã), Tiago Amaral (deputado estadual),
Decarlos Manfrin (Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina), Brazil Alvim Versoza (Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina), Nicolás Mejía (Grupo Folha de Londrina), Rosinda Stremlow (Associação das Empresas do Parque Industrial de Cambé), Carlos Alberto Feio Ribeiro (Associação das Empresas do Parque Industrial de Cambé, Gerson Guariente (diretor Institucional da ACIL), William Campos (Prefeitura de Ibiporã), Marcelo Orlando Pellizzon (Prefeitura de Ibiporã), capitão Glauco Andrade de Oliveira (Polícia Rodoviária Estadual) e William Rosa (Associação Médica de Londrina).