Fonte: Assessoria de Imprensa ACIL
Está na pauta de discussões da sessão desta quinta-feira (3) na Câmara de Vereadores de Londrina o Projeto de Lei 79/2010 que quer incluir as categorias de indústria 2 e 3 no zoneamento industrial 1. A saber, o Plano Diretor do município classifica as indústrias da seguinte forma: Ind. 1.1 – indústria virtualmente sem risco ambiental, Ind. 1.2 – indústria de risco ambiental leve, Ind. 1.3 – indústria de risco ambiental moderado, Ind. 1.4 – indústria de risco ambiental alto, Ind. 1.5 – indústria de grande impacto ambiental ou perigosa.
De iniciativa do Executivo, o projeto tem por objetivo autorizar a implantação das atividades industriais 1.2 e 1.3 onde atualmente só existe a permissão para as indústrias 1.1. Na justificativa do projeto, o prefeito Barbosa Neto esclarece que na cidade só é possível se estabelecer as industras 1.1 e 1.2, conforme Plano Diretor, mas apenas as áreas no perímetro da zona Ind. 1 possuem infraestrutura para receber empreendimentos industriais, o que está inviabilizando a liberação de alvarás para o funcionamento de indústrias na cidade.
Para se instalar, os empreendimentos industriais precisarão realizar estudo de impactos ambientais e de vizinhança, verificados através do laudo ambiental emitido pela SEMA.
Também na pauta de hoje está o projeto 179/2010, um dos oito projetos complementares do Plano Diretor Participativo de Londrina e que tem como autor o Executivo Municipal. A matéria trata da nova lei do perímetro urbano da cidade e define os perímetros da Zona Urbana, dos Núcleos Urbanos dos Distritos e Expansão do Distrito Sede do Município de Londrina.
Após considerar que 96,96% da população reside na Zona Urbana e apenas 3,04% na Zona Rural, o projeto prevê expansão do perímetro urbano na região sul, tanto na área próxima ao Shopping Catuaí, pelo crescimento de edifícios e condomínios habitacionais; como na área da PR-445 até a estrada dos Coroados, pelo potencial industrial. Também prevê expansão na região norte/oeste, com projetos como o Programa Minha Casa, Minha Vida, e a previsão de interligação entre os municípios de Londrina, Cambé e Ibiporã, por meio da Avenida Saul Elkind.