Plataforma que conecta vendedores e compradores de sobras de materiais de construção será lançada nos próximos meses
O projeto S’Obra, aprovado no edital de Incubação 2023 de Startups da Construção Civil promovido pelo Construhub, é o resultado do trabalho e do associativismo entre os participantes do Núcleo de Negócios em Arquitetura (IARQ).
Criado através do programa Empreender da ACIL, o grupo vem contribuindo para o desenvolvimento da cidade por meio da criação de projetos e soluções que buscam impactar positivamente a sociedade e o meio ambiente.
Segundo Silvana Bonafine, arquiteta e coordenadora do Núcleo, a ideia surgiu durante o dia a dia de trabalho dos profissionais que perceberam a dor dos clientes ao terem que lidar com as sobras de materiais de construção durante suas obras ou reformas, muitas vezes não sabendo como realizar o descarte ou a doação deles.
Trabalhando como uma ponte entre aqueles que possuem excedentes de materiais e aqueles que precisam deles para finalizar suas obras, a proposta do S’Obra é ser um canal de relacionamento e sustentabilidade que estimule o reuso e a realocação de materiais.
“O impacto será grande tanto no sentido do meio ambiente, pensando na sustentabilidade, na diminuição da geração das sobras e ao mesmo tempo fazendo a economia circular, conectando as pessoas e trazendo com isso uma conscientização da sustentabilidade e do reaproveitamento”, afirma Silvana.
A Construhub oferecerá ao IARQ a orientação necessária para a execução do projeto, desde o mapeamento de atividades-chaves e perfis de clientes até a análise de custos e estratégias de obtenção de recursos.
O lançamento do marketplace S’Obra deverá ocorrer nos próximos meses, acompanhe o Núcleo de Negócios em Arquitetura nas redes sociais para saber mais sobre suas ações.