Notícias

|

Projeto londrinense Higienópolis Aberta ganha prêmio nacional de Mobilidade Urbana

Fonte: Assessoria ACIL

Foto: Higienópolis Aberta

O projeto Higienópolis Aberta, de Londrina, foi o vencedor do Prêmio Parque da Mobilidade Urbana, na categoria Iniciativas Privadas em Favor da Mobilidade Sustentável, conferido pela Connected Smart Cities e Mobilidade Estadão, no dia 23 de junho, em São Paulo. 

Considerada uma ação de urbanismo voltada a discussões sobre trânsito, pedestres, vitalidade urbana e ocupação do espaço público, o projeto Higienópolis Aberta fez um evento piloto no dia 24 de setembro de 2022, fechando algumas quadras da avenida londrinense para que a população pudesse usufruir o espaço em atividades lúdicas e esportivas.

Desenvolvido pelo Conselho da Avenida Higienópolis, o Higienópolis Aberta tem apoio da CMTU, ACIL, CEAL, Sesc e Ótica Visocenter, com a colaboração da URBdata – Planejamento Urbano com Dados.

Durante o projeto piloto, foi realizada uma pesquisa de campo para recolher opiniões sobre como o evento poderia ser estruturado, contando com a participação de 110 pessoas. A votação apontou que a maioria preferia que o evento fosse realizado no domingo e contasse com música e/ou banda.

Também foi divulgado um QR Code para a participação de pesquisa online, que contou com 105 respostas. Nesta pesquisa, a grande maioria destacou o fato de a rua estar livre de automóveis durante o evento, permitindo o passeio com a família. Os entrevistados também responderam que gostariam de ter mais eventos como este durante o ano e que, de preferência, tivesse atrações culturais, além de opções como atividades infantis, esportivas e promoções no comércio, entre outras respostas. 

“A gente pegou os dados e fez toda a trajetória do evento, colocamos os resultados de um jeito muito profissional para analisar a intervenção pública, e isso pode ser replicado no Brasil inteiro”, explica Danaê Fernandes, da URBdata.

A coleta de dados concluiu: “O Higienópolis Aberta foi um evento disruptivo para a cidade de Londrina. Já previsto no Plano de Mobilidade Urbana e protegido pela lei do Plano Diretor, o fechamento de vias para veículos e reserva do espaço pedestre é uma tendência nas cidades mais prósperas do mundo. As pesquisas mostraram-se pertinentes para indicar possibilidades para as futuras edições do evento, e sugere-se que sejam ampliadas no próximo evento”.

Mais informações no site www.higienopolisaberta.com.br


Compartilhe com o universo

Compartilhar Projeto londrinense Higienópolis Aberta ganha prêmio nacional de Mobilidade Urbana no Linkedin Compartilhar Projeto londrinense Higienópolis Aberta ganha prêmio nacional de Mobilidade Urbana no Twitter Compartilhar Projeto londrinense Higienópolis Aberta ganha prêmio nacional de Mobilidade Urbana no Facebook

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *