comércio internacional

Roadshow sobre o mercado americano reúne empresários na ACIL 

Evento da Brazilian-American Chamber of Commerce of Florida esclareceu dúvidas sobre o processo de exportação para os EUA.

Equipe ACIL

Compartilhe com o universo

Compartilhar Roadshow sobre o mercado americano reúne empresários na ACIL  no Linkedin Compartilhar Roadshow sobre o mercado americano reúne empresários na ACIL  no Twitter Compartilhar Roadshow sobre o mercado americano reúne empresários na ACIL  no Facebook

Fonte: Julia Simões/ACIL 

Na manhã desta quarta-feira (13), o auditório da ACIL recebeu empresários de diversos segmentos para o Roadshow com o tema “Como ingressar no mercado americano”, realizado pela Brazilian-American Chamber of Commerce of Florida (BACCF). O presidente da ACIL, Angelo Pamplona, e o diretor de Comércio Internacional da entidade, Thiago Romanelli, estiveram presentes e ressaltaram a importância de atravessar fronteiras e ampliar as possibilidades de negócios. 

O evento reuniu grandes nomes de empresas com atuação internacional para orientar os participantes sobre temas como soluções financeiras para empresas nos EUA, processo de internacionalização, questões tributárias e investimentos imobiliários. “A ACIL vem há alguns anos estimulando a exportação. O Thiago Romanelli, nosso Diretor de Comércio Internacional, tem muita experiência no mercado estrangeiro e vem lutando para reduzir essas dificuldades que ainda inibem o empresário londrinense”, afirmou o presidente da ACIL. 

O diretor de Comércio Internacional da entidade cita o evento como uma oportunidade para networking e como porta de entrada para que o empresário saiba como agregar valor ao produto no exterior. “Empresas e entidades vão mais longe fazendo grandes parcerias como essa”, explicou Thiago Romanelli. 

Crescimento

Carlos Mariaca, presidente da BACCF e um dos palestrantes do evento, falou sobre a importância do Brasil na Flórida em números, destacando que o comércio entre o estado americano e o Brasil movimentou cerca de US$23,60 bilhões em 2023, o que representa quase 30% das transações realizadas com os Estados Unidos. Ainda de acordo com o presidente da BACCF, as exportações para os EUA têm aumentado com o passar dos anos, com crescimento de 20% de 2022 para 2023. 

Sandra Mina, gerente de Financiamento Imobiliário do BB Américas, empresa subsidiária do Banco do Brasil nos EUA, apresentou algumas das facilidades oferecidas aos empresários que desejam atuar no exterior. Entre elas está a possibilidade de abertura de contas à distância. 

Os participantes do evento também conheceram mais sobre o processo de internacionalização, tema abordado por Michel de Amorim, contador certificado no Brasil e nos EUA, e representante da Drummond Advisors no Roadshow Londrina. Amorim afirma que a atuação no exterior pode contribuir para o fortalecimento da marca no Brasil e esclarece que “em momentos de crise, quem tem essa diversificação acaba saindo na frente”. 

André Haidar, Diretor Comercial da Driftwood Capital, palestrou sobre o processo de investimento e propriedade, citando a importância de o empresário conhecer a saúde financeira do negócio para ter um bom retorno em dólares. 

Potencial 

Dando continuidade à abordagem de investimentos imobiliários, Daniel Piquet, Diretor Executivo da Piquet Law Firm, introduziu sua apresentação destacando os atrativos de Londrina e comentou a importância de aproveitar o potencial de investimento no mercado internacional. Piquet esclarece que, ao decidir investir em imóveis nos EUA, o empresário deve ter um acompanhamento jurídico durante todo o processo de compra para garantir uma transação bem-sucedida. 

Além de reunir grandes nomes do mercado nacional e internacional, o Roadshow ainda contou com sorteios de brindes e a participação de representantes de instituições como Unicesumar e SEBRAE, sendo este representado por Danubia Milani, gerente de Projetos, que definiu o evento como uma “motivação para identificar as oportunidades para as empresas ingressarem no mercado internacional.” 

No que diz respeito à relevância do evento, Angelo Pamplona acredita ser uma oportunidade de o empresário esclarecer as suas principais dúvidas e se preparar para expandir a atuação no mercado. “A falta de conhecimento sobre o mercado internacional é o primeiro desafio para quem deseja exportar. Este é, portanto, um evento fundamental para iniciar o assunto e esclarecer as dúvidas mais comuns”, explicou. 

Pamplona afirma, ainda, que, apesar de desafiadora, a internacionalização das empresas pode gerar contribuições para toda a região de Londrina. “O começo nunca é fácil. Mas precisamos desbravar este caminho. Acreditamos que, passo a passo, poderemos transformar a economia de toda a nossa região levando nossos produtos para além das fronteiras do país”, destacou o presidente. 

Fotos: Ranulfo Pedreiro/ACIL

Leia também