Fonte: Folha de Londrina
Um salão sustentável montado dentro de contêineres. O novo negócio, com a marca Pocket Beauty, inaugura amanhã, no bairro Batel, em Curitiba. A primeira loja é própria, mas a ideia é transformá-la em franquia e buscar novos franqueados no Brasil todo. O investimento inicial na marca varia de R$ 199 mil a R$ 399 mil, dependendo do tamanho do salão.
"O contêiner é apenas um dos elementos de sustentabilidade do projeto", disse o diretor de marketing da marca, Marcel Kamfonas. O empreendimento tem uma película que retém o calor e, por isso, reduz o gasto com ar condicionado. O salão utiliza um "teto verde" com uma grama especial que ajuda a absorver o calor. Conta ainda com coleta seletiva de lixo, toalhas recicláveis, uso de alguns produtos orgânicos e captação da água da chuva para uso em sanitários. Outra novidade é o uso de placa de energia solar para esquentar a água dos lavatórios.
O salão tem 120 m² de área e é formado por quatro contêineres. Oferece serviços como o espaço noivas, maquiagem, depilação, spa para pés, nail bar e uma loja voltada para o público infantil com produtos como maquiagem, xampu, almofadas, canecas e agendas. Ainda podem ser adicionados ao salão espaços como bistrô, café e boutiques de acessórios.
O franqueado pode escolher entre três diferentes opções de layout. As opções de um e dois contêineres, 30 m² e 60 m², atendem aos serviços de Nail Bar e salão de beleza. A alternativa de 90 m² dispõe dos espaços Nail Bar, salão de beleza e salas especiais de depilação e estética em três contêineres com ambientes setorizados.
Segundo Kamfonas, o salão demora de 30 a 60 dias para ser montado. Para os franqueados, o tempo de retorno previsto é de 15 a 25 meses. O capital de giro é de R$ 30 mil. O franqueado paga royalties de 5% sobre o faturamento bruto mensal e 1% de taxa de marketing. De acordo com ele, já há 115 interessados na franquia mesmo antes do salão iniciar a operação.
A meta é abrir até o final do ano mais uma unidade em Curitiba e outras três no interior de São Paulo e no Nordeste. Até o final de 2014, o objetivo é chegar a 50 franquias. "O nosso foco será o Sudeste e o Nordeste do Brasil", disse.
As paredes internas do salão utilizam vários materiais de acabamento como pastilhas e MDF. Com o isolamento acústico, não há ruído entre um ambiente e outro. Os contêineres utilizados são os que já não têm mais a função marítima, mas podem ser reaproveitados. "Fazemos o tratamento adequado antes de usar os contêineres, que também terão manutenção de dois em dois anos", explicou. A parte externa mostra o contêiner, mas tem uma fachada de vidro.