Fonte: Assessoria ACIL
O secretário municipal Sergio Willian Costa Becher, de Gestão Pública, participou nesta terça-feira (2) de uma reunião com as entidades do Núcleo de Desenvolvimento Empresarial de Londrina para discutir a manutenção e o aprimoramento do Programa Compra Londrina, que integra os empresários locais às compras públicas por intermédio de licitações.
Foram discutidas questões relacionadas aos processos licitatórios, modalidades de contração e formas de fortalecer a participação de empresas da região de Londrina como fornecedores da Prefeitura. Um dos pontos destacados foi a necessidade de facilitar o acesso das empresas locais às oportunidades de negócios com a esfera pública, especialmente para pequenas e médias empresas, que podem contribuir significativamente para o desenvolvimento econômico local.
*Propostas*
“Recebi muitas propostas que vou levar adiante para estudo. Discutir o Compra Londrina não pode ser uma ação individual. Nós temos que fazer essa discussão em conjunto, muitas vezes, para buscar soluções para o desenvolvimento local e ampliar a compra por meio de empresários da região de Londrina, tornando o programa mais atrativo”, destacou o secretário.
A continuidade do Compra Londrina estaria garantida: “Nós temos a intenção de dar continuidade a esse programa e reconhecemos a importância que ele tem para Londrina. Vou levar adiante todas as propostas construtivas que me foram encaminhadas e sei que, juntamente com as entidades, a gente vai conseguir derrubar muitas barreiras e conseguir tornar esse programa ainda melhor para o município de Londrina”, acrescentou Sergio Willian.
Para Vera Antunes, presidente da ACIL, o Compra Londrina é inovador: “É uma iniciativa capaz de beneficiar a Prefeitura de Londrina, que tem acesso a fornecedores regionais, com produtos e serviços de qualidade, aquecendo toda a cadeia local. Também beneficia o empresário, que encontra nas licitações públicas um novo e amplo mercado para se desenvolver. E o maior beneficiário é a cidade de Londrina, que retém recursos, gera empregos, economiza e ainda têm o retorno dos impostos”, ressaltou.
*Surgimento do Compra Londrina*
O Programa Compra Londrina surgiu a partir de uma iniciativa das próprias entidades que compõem o Núcleo de Desenvolvimento Empresarial, em 2010, para capacitar as empresas locais, fomentando a competitividade por meio da participação em licitações, pregões eletrônicos e outras modalidades definidas por lei. Posteriormente, foi incorporado à Secretaria Municipal de Gestão Pública como estratégia para o desenvolvimento socioeconômico de Londrina. Dessa forma, as compras públicas se tornaram uma oportunidade de negócio para o mercado local, retendo recursos e gerando impostos para a própria cidade.
Os interessados em conhecer melhor ou participar do Compra Londrina podem acessar a página oficial do programa pelo link (www.compralondrina.com.br).
*Núcleo de Desenvolvimento Empresarial*
Com reuniões semanais realizadas há 16 anos, o Núcleo de Desenvolvimento Empresarial foi instaurado a partir de 2009 como uma instância executiva das entidades representativas junto ao poder público.
Desde então, o Núcleo participou de articulações e conquistas em prol da ampliação e instalação do ILS no Aeroporto de Londrina, implantação e desenvolvimento do Programa Compra Londrina, Sala do Empreendedor, Plano Diretor e Leis Complementares, ensino do empreendedorismo nas escolas, viabilização do Tecnocentro, da Cidade Industrial, criação e desenvolvimento do Ecossistema de Inovação e da criação de cursos de Engenharia, entre outras demandas que resultaram em benefícios para toda a cidade.
A reunião desta terça-feira (2) contou com a presença de Vera Antunes (ACIL), Carlos Costa Branco (CEAL), Célia Catussi (Sinduscon), Gerson Guariente (ACIL), David Dequech Neto (SRP), Sérgio Ozório (Sebrae), Euclides Nandes Correia (Sescap-LDR), Rubens Negrão (Sebrae), Marcos Rambalducci (UTFPR), Ronaldo Couza (ABRATIC) e Ricardo Candido (Sindimetal).
Foto: Ranulfo Pedreiro/ACIL