Fortalecer o comércio e os serviços de uma das avenidas mais importantes de Londrina, oferecendo atividades recreativas, culturais e sociais gratuitas, é o objetivo do Dia da Saul Elkind, que será realizado pelo Núcleo Saul Elkind+Forte no dia 22 de novembro, a partir das 9 horas, nas quadras próximas ao SESC Norte.
O evento foi lançado nesta quinta-feira (25) e é uma parceria da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL); Associação do Comércio e Indústria da Região Norte de Londrina (Acirenor); Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR); Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Governo do Paraná; Universidade Estadual de Londrina; Prefeitura Municipal de Londrina; Sindicatos Empresariais do Comércio; Sesc, Senac e Câmara da Mulher Empreendedora, entre outros participantes.
A Saul Elkind é a maior avenida londrinense em extensão. A área de abrangência do Núcleo Saul Elkind + Forte abrange 8,6 quilômetros, com cerca de 430 empresas. Com o objetivo de fortalecer a região pela união de empresários, população e instituições, o núcleo pretende fomentar eventos e campanhas para atrair parcerias em busca de uma economia sustentável e inovadora.
A primeira edição do Dia da Saul Elkind ocorreu em 2024 e passou a integrar o calendário dos eventos de rua promovidos por outros núcleos do Empreender, como o Dia da Sergipe (setembro), Dia do Calçadão (agosto) e a Semana da Duque de Caxias (julho).
Atrações gratuitas
A intenção é oferecer diversos serviços e atrações culturais de forma gratuita para movimentar a avenida. Os empresários querem atrair consumidores, evidenciando a Av. Saul Elkind como local de cultura, compras e lazer. A programação vai trazer apresentações de trabalhos científicos, corte de cabelo, cuidados com a saúde, exposições diversas, orientações em diferentes setores e atividades recreativas, além de desfiles, música e dança.
Associativismo
Representando a presidente Vera Antunes, o superintendente Rodrigo Geara, da ACIL, destacou a importância da união que move os eventos de rua: “A ACIL sempre fez parte, de forma direta ou indireta, de tudo de importante que aconteceu, acontece e continuará acontecendo na cidade de Londrina. O Dia da Saul Elkind é a celebração de um movimento, da integração dos empresários e muitas instituições que visam fortalecer cada vez mais a cidade e a nossa querida Av. Saul Elkind”.
Diretor Institucional e representante da diretoria da ACIL no Núcleo Saul Elkind+Forte, Angelo Pamplona também agradeceu o apoio coletivo: “A palavra central aqui é agradecimento. Quero agradecer a todos os empresários da Saul que estão trabalhando e abraçaram essa causa. Este grupo anda rápido. Em apenas um ano de existência, já está organizando o segundo Dia da Saul. A gente tem certeza de que será um grande sucesso”, acrescentou.
Raízes
Empresário na região e presidente da Acirenor, Fábio Pradal lembrou que mantém as raízes fincadas na Zona Norte: “O que eu tenho pra falar não é como presidente, não é como empresário, é como cidadão de uma região que, muitas vezes, só foi vista em épocas de campanha. Porque eu amo a minha casa e amo cada empresa que está aqui, pois elas levam o pão de cada dia para o cidadão londrinense. Levam a oportunidade de um pai de família alimentar os seus familiares”, afirmou.
“Contar com a presença de todos vocês é motivo de muito orgulho e satisfação. Se hoje os núcleos de rua têm uma grande importância para Londrina, é graças a esta entidade que realmente se dedicou, pois os núcleos são um projeto empreendedor da ACIL”, reforçou Antônio Fernandes Barbosa, o Barão, coordenador do Núcleo Saul Elkind+Forte.
Lideranças
Com muitas autoridades presentes, a cerimônia abriu o microfone para várias lideranças londrinenses. “O Dia da Saul é um projeto que está alcançando um nível muito grande de excelência. Nós chegamos ao nível de ter a presença de governadores, prefeitos e outras autoridades participando dessa avenida que cruza toda a região norte e se tornou um polo forte, comercial, importantíssimo para a economia da cidade de Londrina. A Prefeitura está com todo o aparato necessário para que o Dia da Saul seja um sucesso”, exaltou o vice-prefeito Júnior Santos Rosa.
Presença constante nos eventos de rua do Programa Empreender, a Universidade Estadual de Londrina confirmou sua participação no Dia da Saul e foi representada pela reitora Marta Fávaro: “Nós estamos muito honrados em fazer parte desse grande coletivo. Com 40 projetos e as nossas 25 tendas, esperamos que a UEL seja percebida e que ela consiga, com os nossos estudantes e os nossos professores, acolher essa comunidade que para nós é tão significativa e importante”.
Espaço público
Entusiasta das atividades ao ar livre como estratégia de valorização do espaço público, Marcão Kareca realçou a importância do Dia da Saul para o londrinense: “Esse é um movimento que não existiria se não fossem pessoas comprometidas. Porque a gente gosta de gente. A gente gosta da cidade, a gente gosta da transformação. Esse é um projeto pra lá de importante. Obrigado a todos os comerciantes, empresários e patrocinadores”, reforçou o secretário de Cultura.
Serviço – Dia da Saul Elkind
Quando: 22 de novembro.
Horário: Das 9hs às 14hs.
Local: Av. Saul Elkind, nas proximidades do SESC Norte.
Participação gratuita.