O número de consumidores negativados pelo Serviço de Proteção ao Crédito da Associação Comercial e Industrial de Londrina (SPC/ACIL) apresentou uma queda de 7,1% no mês de maio, em comparação com o mesmo mês de 2023. Este é o primeiro mês de 2024 que apresenta redução na quantidade de consumidores negativados.
No acumulado do ano, entretanto, o percentual de consumidores que não pagaram suas dívidas em dia e foram inscritos no cadastro de maus pagadores ainda apresenta um aumento de 17,6% na comparação com o mesmo período de 2023.
Positivo
Outro dado positivo é o aumento de 13,4% no índice de consumidores que conseguiram negociar ou pagar as dívidas atrasadas, recuperando o crédito e deixando o cadastro de inadimplentes, em comparação com maio do ano passado.
Se for comparado com os cinco primeiros meses de 2023, o acumulado do ano de 2024 apresenta um crescimento de 21,8% dos consumidores que conseguiram sair da lista de inadimplência.
“O aumento da base de clientes com capacidade de tomar crédito é uma ótima notícia para o mercado varejista de Londrina, que pode planejar estratégias de venda a crédito sabendo que conta com uma base mais elevada de potenciais compradores”, explica Marcos Rambalducci, consultor econômico da ACIL.
Índices
Os dados do SPC/ACIL destacam dois índices: o dos consumidores _entrantes_ (incluídos na restrição ao crédito), que deixaram de pagar alguma conta em dia e tiveram o nome inserido no cadastro de inadimplentes; e os _saintes_, que estavam com o nome no cadastro de negativados, mas negociaram ou pagaram suas dívidas e ‘limparam o nome’, recuperando o crédito.