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SPC/ACIL: Consumidores tiveram mais dificuldades para sair da lista de negativados em setembro

Cenário de cautela e fragilidade na recuperação da saúde financeira das famílias permanece, mas há sinais de aquecimento

Ranulfo Pedreiro

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Os indicadores do Serviço de Proteção ao Crédito da Associação Comercial e Industrial de Londrina (SPC/ACIL), relativos ao mês de setembro, reforçaram a tendência de redução no ingresso de consumidores ao cadastro de inadimplentes, embora em ritmo menos acentuado do que em agosto.

Houve uma queda de 35,1% na inclusão de consumidores na lista de negativados, em comparação com setembro de 2024. “O resultado confirma a maior cautela das famílias para assumir novas dívidas e uma postura de maior prudência no consumo”, comenta Marcos Rambalducci, consultor econômico da ACIL. No acumulado de janeiro a setembro, o índice de consumidores que entraram para a inadimplência apresentou recuo de 23,4% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Negociação

Já o número de consumidores que negociaram suas dívidas e deixaram o cadastro da inadimplência caiu 43% na comparação de setembro de 2025 com o mesmo mês de 2024. No acumulado do ano, o contingente de consumidores que conseguiram reverter sua condição de inadimplência é 15% inferior ao registrado em 2024, indicando menor capacidade de recuperação financeira.

Por outro lado, o indicador de consultas ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) cresceu 6,45%, em contraste com a queda observada em agosto.

“O resultado sugere uma retomada cautelosa da intenção de compras a prazo e pode sinalizar uma ligeira melhora na confiança do consumidor e do varejo. Apesar de ser um dado positivo, ainda é insuficiente para caracterizar uma recuperação sólida, pois o desafio central permanece na recomposição da renda familiar e na criação de condições viáveis de renegociação, sem as quais a retomada do consumo seguirá limitada”, analisa Rambalducci.

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