Fonte: Assessoria ACIL
A Associação Comercial e Industrial de Londrina elegeu nesta quarta-feira (18 de junho) a nova Diretoria Executiva para a gestão 2014-2016. A entidade terá como presidente, nos próximos dois anos, o empresário do setor metalúrgico Valter Luiz Orsi. Ele sucederá ao empresário e economista Flávio Montenegro Balan. A posse dos novos diretores está marcada para o dia 16 de julho.
A Assembleia Eleitoral teve o registro de apenas uma chapa, denominada Entusiasmo. A palavra de origem grega define o estado de espírito de Valter Orsi e dos novos diretores para o mandato. “Temos a convicção de que a ACIL vai ajudar a transformar Londrina em um modelo de gestão e desenvolvimento para todo o País”, disse Valter Orsi. “Alegro-me por ter como sucessor um empresário que admiro e respeito. Valter é um grande amigo, uma liderança consensual em nossa cidade e reúne todas as condições para dar continuidade ao trabalho que desenvolvemos na gestão que se encerra”, comentou Flávio Balan.
A síntese entre continuidade e evolução reflete-se na composição da chapa Entusiasmo, que reúne empresários que já atuavam na ACIL e novas lideranças surgidas nos últimos anos na cidade. O novo vice-presidente, Rogério Chineze, foi diretor financeiro na gestão de Flávio Balan. Entre os “novatos” na diretoria, destacam-se duas mulheres: Márcia Manfrin (da Apetit) e Alexandra Yusiasu dos Santos (Juntus Espaço Colaborativo). Também integra a diretoria o empresário Cláudio Tedeschi, ex-presidente do Fórum Desenvolve Londrina.
Não é a primeira vez que Valter Orsi estará à frente da ACIL. Ele exerceu a Presidência da entidade na gestão 1999-2001, quando liderou o Movimento Pé Vermelho, Mãos Limpas, grande responsável pela cassação do ex-prefeito Antonio Belinati. Por seu trabalho no combate à corrupção, o movimento recebeu em 2001 o Prêmio Integridade, conferido pela Transparência Internacional ao Ministério Público e à sociedade civil londrinense. Orsi esteve na República Tcheca para receber o prêmio em nome das entidades locais. “O desafio hoje é diferente”, afirma Valter Orsi. “Continuaremos vigilantes em relação à transparência administrativa, mas precisamos dar um salto de qualidade e ajudar o prefeito Alexandre Kireeff a criar um novo modelo de gestão para o município e um ambiente favorável à atração de novas empresas, especialmente no setor industrial.”
Valter Orsi não será o primeiro a exercer por mais de uma vez a Presidência da ACIL. Antes dele, tiveram mais de um mandato o fundador David Dequêch (1937-1944 e 1949-1959), Lizandro de Almeida Araújo (1962-1965 e 1972-1973), Olavo Garcia Ferreira da Silva (1974-1975 e 1976-1977) e Nilo Dequêch (1978-1979 e 1982-1983). O atual estatuto da entidade permite a reeleição, desde que não seja em mandatos consecutivos.
Também foram eleitos hoje os novos Conselhos Deliberativo e Fiscal da ACIL para o próximo mandato. Entre os conselheiros deliberativos, estão quatro ex-presidentes, conforme determinado o Estatuto da ACIL. São eles Flávio Montenegro Balan (2014-2016), Nivaldo Benvenho (2010-2012), George Hiraiwa (2000-2002) e José Augusto Rapcham (2004-2006).
Confira os nomes dos diretores e conselheiros eleitos:
Presidente – Valter Luiz Orsi
Vice-presidente – Rogerio Pena Chineze
Diretor secretário – Fabricio Massi Salla
2º Diretor Secretário – Alexandra de Paula Yusiasu Dos Santos
Diretor Financeiro – Rodolfo Tramontini Zanluchi
2º Diretor Financeiro – Angelo Pamplona da Costa
Diretor Comercial – Fernando Mauricio de Moraes
Diretor Industrial – Marcus Vinicius Gimenes
Diretor de Serviços – Marcia Regina Vieira Mocelin Manfrini
Diretor de Comércio Internacional – Claudio Sergio Tedeschi
Diretor de Produtos – Luigi Carrer Filho
Diretor Institucional – Adelino Favoretto Junior
Conselho Deliberativo
Ary Sudan
Carlos Alberto Dorotheu Mascarenhas
Eduardo Yoshimura Ajita
Flávio Montenegro Balan
George Hiraiwa
Herson Rodrigues Figueiredo Jr.
José Augusto Rapcham
Katsumi Sergio Otaguiri
Luiz Carlos I. Adati
Nivaldo Benvenho
Oswaldo Pitol
Paulo Fernando Ozelame
Wilson Geraldo Cavina
Conselho Fiscal
Adoniro Prieto Mathias
Marcus Vinicius Bossa Grassano
Rafael de Giovanni Netto
Conselho Fiscal Suplente
Carlos Alberto de Souza Faria
Rafael Lopes
Rogerio Silvano da Silva