Fonte: Assessoria ACIL
As vendas de presentes para o Dia dos Pais ficaram abaixo dos patamares de 2022, apresentando uma queda de -3,6%, em média, no Paraná. Dentro dessa perspectiva, Londrina apresentou uma queda menor, de -2,3%, mesmo número de Maringá. Os resultados foram divulgados nesta segunda-feira (21) em pesquisa feita pelo Instituto Datacenso, a pedido da FACIAP – Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná -, com apoio da ACIL.
A região com melhor desempenho no Paraná foi Ponta Grossa (-0,1%). A maior queda foi registrada em Curitiba (-6,9%), seguida de Cascavel (-6,2%), Guarapuava (-5,8%) e Francisco Beltrão (-4,8%).
O Instituto ouviu 604 comerciantes em todas as regiões do Estado do Paraná nos dias 16 e 17 de agosto. A pesquisa apresenta margem de erro de 4% e grau de confiança de 95%, segundo o Datacenso.
Entre os motivos apontados para a queda nas vendas, estão o cenário político e econômico atual (68%) e o menor poder de compra dos consumidores (40%), segundo os comerciantes londrinenses ouvidos pelo instituto.
O baixo poder de compra pode ser exemplificado pela forma de pagamento mais utilizada em Londrina: a prazo no cartão de crédito, preferida em 68% das vendas. Em seguida, vieram o PIX à vista (11%), o crediário de loja (8%), o cartão de crédito à vista (6%), o cartão de débito à vista (6%) e o dinheiro à vista (2%).
“Apesar de pequena, houve uma queda nas vendas de Londrina em comparação ao ano passado, provavelmente por conta de uma redução no poder aquisitivo da população e das taxas de juros, que continuam altas. Por isso, a maioria dos consumidores da cidade optou por comprar a prazo no cartão de crédito”, destaca Angelo Pamplona, presidente da ACIL.