ALC

20ª Festival de Circo de Londrina tem programação gratuita em diferentes regiões da cidade

O evento é tradicional no calendário circense latinoamericano e possui programação gratuita.

Equipe ACIL

Compartilhe com o universo

Compartilhar 20ª Festival de Circo de Londrina tem programação gratuita em diferentes regiões da cidade no Linkedin Compartilhar 20ª Festival de Circo de Londrina tem programação gratuita em diferentes regiões da cidade no Twitter Compartilhar 20ª Festival de Circo de Londrina tem programação gratuita em diferentes regiões da cidade no Facebook

Fonte: Assessoria de Imprensa ALC

Iniciado no último dia 24 de março, o XX Festival de Circo de Londrina (FCL) contempla atrações gratuitas até domingo (30). A iniciativa é da Associação Londrinense de Circo (ALC), com patrocínio da COPEL e incentivo do PROFICE, Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná.

Entre as características da 20ª edição estão a pluralidade e a capacidade de alcançar todas as idades e classes sociais. A ideia é fazer com que a população se aproxime, conheça e interaja com a arte e a cultura circense, valorizando e respeitando essa importante forma de expressão da cultura popular brasileira. Além disso, o Festival auxilia na preservação desta arte e oferece diversas possibilidades para beneficiar a sociedade como um todo.


O potencial de formação para as artes durante o FCL ganha dimensões ainda maiores e mais democráticas com a recepção de artistas de diversos estados brasileiros e países da América Latina. São profissionais atraídos pelo desejo e pela necessidade de aperfeiçoamento técnico e que encontram no XX FCL um terreno fértil para a troca de saberes e renovação de seus processos. O festival é um espaço para interação com outras áreas da cidade, como o turismo, a educação e a assistência social.

Cena Circense

Durante o evento, o objetivo é movimentar a cena circense local, nacional e internacional, com espaço para exibição, debate, intercâmbio e produção de conhecimentos artístico, educacional e cultural.

Ao todo, a programação contempla 31 espetáculos, 16 oficinas e 2 rodas de conversas com artistas e grupos do Brasil e países da América Latina. As apresentações estão sendo realizadas em escolas municipais de Londrina, que já têm aulas de circo da ALC no programa VENCER, Calçadão de Londrina, Praça Nishinomyia, Teatro Ouro Verde, Escola de Circo de Londrina, ELC e uma das roda de conversa na Unicesumar.

Visando a democratização do acesso como ações que promovam a possibilidade de fruição de arte e cultura, em especial as camadas das populações menos assistidas, o festival é totalmente gratuito, com atividades formativas em circo. A Associação também desenvolve ações em comunidades e territórios de alta vulnerabilidade social, além de escolas do município, incluindo distritos rurais, ruas, praças e parques da cidade.

Informações gerais:

• Para os espetáculos que serão apresentados no Teatro Ouro Verde, é necessário reservar o ingresso, através da plataforma Sympla. O link está na bio do instagram da ALC, @circolondrina. Os ingressos são LIMITADOS E GRATUITOS;

• Os espetáculos das escolas municipais serão de acesso restrito à comunidade escolar;

• Nos demais espetáculos, o acesso é livre e gratuito, mas com limite de público, de acordo com a capacidade do espaço;

• “Projeto aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura | PROFICE da Secretaria de Estado da Cultura | Governo do Estado do Paraná”;

• Produção: @circolondrina ;

• Apoio: copel_energia Incentivo: @cultura_parana @governoparana .

Confira a programação no perfil @circolondrina .

Leia também