07/06/2017 08:44:38 Ouro Verde será reinaugurado em 30 de junho

Fonte: Bonde

O Cine Teatro Universitário Ouro Verde será reinaugurado no próximo dia 30 de junho, em cerimônia marcada para as 19 horas. A tão esperada data foi anunciada nesta terça-feira (6), durante encontro do governador Beto Richa (PSDB) com a reitora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Berenice Quinzani Jordão, no Palácio Iguaçu, em Curitiba.

A reitora esteve na capital para assinar o termo de cooperação para a recuperação de parte da malha viária do campus da UEL. Na oportunidade, ela e o governador definiram a data da entrega oficial do Ouro Verde.

Patrimônio Cultural do Paraná, a reconstrução do Ouro Verde recebeu investimento de aproximadamente R$ 17 milhões. O teatro tem capacidade para 750 pessoas e um palco com aproximadamente 400 metros quadrados, que poderá abrigar apresentações de grandes companhias teatrais e musicais. 
 

Reinauguração 
O Ouro Verde será reinaugurado após cinco anos do incêndio que o destruiu em 12 de fevereiro de 2012. A obra foi licitada em 2013, mas só começou a ser realizada em janeiro de 2014. Inicialmente, o orçamento para a reconstrução foi de R$ 12,6 milhões. 

Até a finalização da obra, o governo do Estado apontou várias vezes para dificuldades financeiras, que atrasaram os repasses de recursos para a Regional Planejamento e Construções Civis executar as reformas. 

Até o início deste ano, a reinauguração estava prevista para março. Em abril, a data mudou para junho. 

História 
Projetado pelo arquiteto Vilanova Artigas, o Ouro Verde foi inaugurado em 24 de dezembro de 1952 e tombado pelo patrimônio histórico estadual em 1999. 

O teatro chegou a receber 1.350 espectadores. Mas com as reformas realizadas no decorrer das décadas, o número de acomodações foi reduzido. Antes do incêndio, o teatro tinha capacidade para 853 pessoas. Agora, haverá espaço para 750. 

Em 1978, o Ouro Verde foi adquirido pela UEL.