Notícias

|

Ouro Verde será reinaugurado em 30 de junho

Fonte: Bonde

O Cine Teatro Universitário Ouro Verde será reinaugurado no próximo dia 30 de junho, em cerimônia marcada para as 19 horas. A tão esperada data foi anunciada nesta terça-feira (6), durante encontro do governador Beto Richa (PSDB) com a reitora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Berenice Quinzani Jordão, no Palácio Iguaçu, em Curitiba.

A reitora esteve na capital para assinar o termo de cooperação para a recuperação de parte da malha viária do campus da UEL. Na oportunidade, ela e o governador definiram a data da entrega oficial do Ouro Verde.

Patrimônio Cultural do Paraná, a reconstrução do Ouro Verde recebeu investimento de aproximadamente R$ 17 milhões. O teatro tem capacidade para 750 pessoas e um palco com aproximadamente 400 metros quadrados, que poderá abrigar apresentações de grandes companhias teatrais e musicais. 
 

Reinauguração 
O Ouro Verde será reinaugurado após cinco anos do incêndio que o destruiu em 12 de fevereiro de 2012. A obra foi licitada em 2013, mas só começou a ser realizada em janeiro de 2014. Inicialmente, o orçamento para a reconstrução foi de R$ 12,6 milhões. 

Até a finalização da obra, o governo do Estado apontou várias vezes para dificuldades financeiras, que atrasaram os repasses de recursos para a Regional Planejamento e Construções Civis executar as reformas. 

Até o início deste ano, a reinauguração estava prevista para março. Em abril, a data mudou para junho. 

História 
Projetado pelo arquiteto Vilanova Artigas, o Ouro Verde foi inaugurado em 24 de dezembro de 1952 e tombado pelo patrimônio histórico estadual em 1999. 

O teatro chegou a receber 1.350 espectadores. Mas com as reformas realizadas no decorrer das décadas, o número de acomodações foi reduzido. Antes do incêndio, o teatro tinha capacidade para 853 pessoas. Agora, haverá espaço para 750. 

Em 1978, o Ouro Verde foi adquirido pela UEL.


Compartilhe com o universo

Compartilhar Ouro Verde será reinaugurado em 30 de junho no Facebook Compartilhar Ouro Verde será reinaugurado em 30 de junho no Twitter Compartilhar Ouro Verde será reinaugurado em 30 de junho no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *