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10 Ações de Vendas para promover em sua loja no Natal

Fonte: Portal Boas Vendas

Natal é aquela época do ano marcada por confraternização, diversão, encantos e surpresas. E como você já sabe, o Natal também é o período mais importante para o varejo, porque é nesta época as pessoas estão dispostas a presentear mais e melhor.  E para sua loja tornar este Natal muito mais vendedor é preciso se planejar!

Objetivos das Ações de Vendas de Natal

Lembre-se: Antes de escolher sua ação de vendas de Natal, tenha um objetivo para ela!

  • Vender produtos fora de linha
  • Aumentar o ticket médio da loja
  • Aumentar o número de peças por atendimento
  • Limpar o estoque de determinados produtos
  • Atrair clientes
  • Fidelizar clientes
  • Ajudar uma instituição
  • Crescer X% no período natalino

Por conta disso, separamos 10 Ações de vendas que você pode aplicar em sua loja no Natal. Confira!

1. Combos de Produtos

O que é: Para realizar esta ação de vendas é preciso que você selecione alguns produtos e crie conjuntos com 2 peças ou mais, que forem comprados juntas, ela tenha um desconto especial no valor total da compra. É bom que este combo tenha um preço fixo

Exemplo de ação aplicada em uma loja de presente

Se um copo canudo custa R$49,90; Uma Marmita R$44,90 e uma lancheira R$ 89,90. Se o cliente comprar os 3 produtos juntos, o total seria de R$273,80 mas como sua loja fez um combo especial de natal, os 3 produtos juntos ficam por R$249,90.  Lembre-se que você tem que escolher os produtos que faram parte do combo, caso o cliente queira trocar a temática lancheira que não está no combo, o valor ficará cheio, sem descontos.

Importante

Colocamos o exemplo de uma loja de presente, mas ela pode ser aplicada em qualquer segmento, adaptando apenas para os seus produtos. Para promover esta campanha escolha produtos fora de linha ou aquele que estão parados no estoque.

Indicado para: Lojas físicas e Virtuais

2. Cupom de desconto para próxima compra

O que você acha da ideia de um mesmo cliente compra duas vezes no mesmo mês em sua loja? O desejo de todo lojista é fidelizar os seus clientes e ainda aumentar sua recorrência de compra duramente a semana/mês/ano.

E essa ação de vendas no Natal cai muito bem, o porque disso é simples no início do período de vendas natalino, os consumidores saem a procura do presente de amigo secreto da empresa, e logo depois vem o dá família e os presentes de natal, ou seja, duas compras no mesmo mês! E para aumentar a probabilidade dele realizar as duas compras na sua loja, nada melhor do que presenteá-lo com um cupom de desconto para ele lembrar da sua loja quando for realizar a 2° compra de presentes do mês.

O valor do desconto deve ser definido por você.

Indicado para: Lojas físicas e Virtuais

3. Ação e desconto solidário

Sua loja pode vender muito mais neste Natal e ainda fazer uma ação solidária para sua região!

Você pode atrelar um descontos com o seu cliente na troca de um produto para doação. Por

Exemplo: Traga um agasalho, alimento não perecível ou brinquedo e ganhe 15% de desconto para comprar o seu presente de Natal! No final da ação você levar os itens arrecadados para a instituição escolhida.

Vantagens de aplicar essa ação:

  • Melhorar a visibilidade da sua loja;
  • Expõe sua responsabilidade social;
  • Atrai novos clientes;
  • Possibilidade de mídia orgânica regional
  • Ajuda quem precisa! 

Indicado para: Lojas físicas

4. Cupons nas redes sociais

O lado bom de usar cupons de descontos em sua loja, é que você pode aplica-lo de diversas formas!

Como funciona: Você escolhe um desconto, cria uma arte bem linda, define um período de validade do cupom (super importante) e publica em suas redes sociais.

O objetivo da publicar o cupom de desconto nas redes sociais é levar pessoas diferentes a conhecerem seu estabelecimento. Então não exagere nas informações, seja direto. =)

Indicado para: Lojas físicas e Virtuais

5. Compre dois e leve três!

Essa é uma ação muito comum de se ver em supermercados, mas que também dá muito certo em lojas!

Se o seu cliente saiu de casa com o objetivo de comprar presentes de natal para a família, amigo secreto, namorado (a) e até para si mesmo, essa é uma ação que vai chamar a atenção do mesmo.

Vale lembrar: Antes de divulgar essa ação de natal para os seus clientes, selecione os produtos para a ação, calcule a margem de lucro e a quantidade disponível no estoque.

Indicado para: Lojas físicas e Virtuais

6. Frete grátis

Para quem tem loja virtual, essa é uma ação que dá certo o ano todo! Coloque o frete grátis com o objetivo de aumentar o seu ticket médio, por exemplo: Se sua loja vende em média R$ 80,00 por pessoa, coloque o frete grátis nas compras acima de R$ 100,00, isso vai incentivar o seu cliente a gastar um pouquinho mais para ganha esse benefício.

Indicado para: Lojas Virtuais e lojas físicas que fazem serviços de entregas, ex: Floriculturas e Supermercados.

7. Destaque do dia

Um produto com uma promoção arrasadora por dia! Para esta ação vale a pena escolher produtos bons e que tenham boa saída de vendas. Essa ação de vendas desperta o senso de urgência no seu cliente, caso ele não compre hoje, amanhã o preço estará normal.

Outra vantagem dessa promoção é fazer o cliente visitar mais vezes sua loja, seja ela física ou virtual, já que ele sabe que sempre vai encontrar uma boa oportunidade de compra.

Indicado para: Lojas físicas e Virtuais

8 – Descontos progressivos

Sabe aquela promoção que o cliente adora porque ele acredita sair sempre na vantagem? Os descontos progressivos tem esse objetivo, mas na verdade essa ação beneficia o cliente e a sua loja, ele sai feliz e você vende mais!

Como funciona:  Quanto mais o cliente compra, mais descontos ele recebe. Uma peça, 10%, duas peças, 20%, três peças, 30%. Mas coloque que o limite máximo é de 30% assim você não corre o risco do seu cliente comprar 10 peças e levar 100% de desconto.

Indicado para: Lojas físicas e Virtuais

9. Balões surpresas

A ideia de promover a ação com balões é de criar uma o desejo e expectativa no cliente de estourar o balão e ganhar uma surpresa, seja ela um desconto, um brinde e até ingressos para teatros e cinemas, o ideal é ter uma variedade de brindes.

Para que essa ação impacte positivamente no seu faturamento, é preciso que você estipule um valor mínimo de compra para o cliente participar da ação.

Exemplo:

Nas compras acima de R$ 150,00 você pode estourar um balão e ganhar até 30% de desconto ou um presente incrível!

Indicado para: Lojas físicas

10 . Não se esqueça do tradicional “De” – “Por”

Esse é aquele tipo de ação que sempre funciona quando os descontos são reais! Ela pode ser usada mesmo quando todas a ações de vendas anteriores estiverem expostas. Os produtos que ganham as etiquetas “De” – “Por” passam a ideia do desconto, fugindo das porcentagens que dificultam a compreensão do cliente.

Indicado para: Lojas físicas e Virtuais


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