18/09/2014 00:00:00 13º de aposentados vai para compras e dívidas

Fonte: Gazeta do Povo

Com as aposentadorias comprometidas com o pagamento de contas da casa e de remédios, a maioria dos aposentados de Curitiba vai aproveitar o décimo terceiro salário para fazer compras e quitar dívidas. A primeira parcela do benefício foi paga no início deste mês.

De acordo com um levantamento do Instituto Datacenso, o principal destino da renda mensal de 63% dos aposentados de Curitiba é o pagamento das contas da casa. Para 26%, o maior gasto é com remédios. A maioria, porém, prevê um destino diferente para o décimo terceiro: 76% dos entrevistados farão compras com o dinheiro, enquanto 46% pretendem pagar dívidas. Somente 29% dos aposentados pretendem reservar parte do benefício para a poupança.

O Datacenso também detectou um aumento no endividamento dos aposentados da cidade. Neste ano, 34% dos entrevistados afirmaram ter parte da renda comprometida com empréstimos consignados. Na pesquisa feita em 2013, esse índice era de 29%.

A primeira parcela do décimo terceiro foi paga entre 25 de agosto e 5 de setembro e correspondeu a 50% do benefício mensal.