11/11/2015 00:00:00 ACIL abre nesta sexta-feira o Dia do ‘Empresário Sombra’

Fonte: Assessoria ACIL

Diz o dicionário que lançar sombra sobre alguém é obscurecer, diminuir a importância da outra pessoa. Pois bem: a iniciativa que Londrina vai vivenciar nesta sexta-feira, denominada “Empresário Sombra”, tem sentido totalmente inverso do que pode supor a imaginação popular. Em algumas empresas e instituições da cidade, jovens empresários vão “grudar” em empresários experientes. Um a um. O dia inteiro. Do café da manhã e da leitura dos jornais até o fim do horário comercial.

A ação acontecerá na sexta-feira (13), com abertura oficial às 7h30, na ACIL.

“Empresário Sombra” é um programa já relativamente tradicional em que estudantes e jovens empresários têm a oportunidade de seguir os passos de um executivo durante toda sua jornada de trabalho, incluindo tarefas rotineiras como reuniões de negócios e visitas a clientes. A ideia é promover o crescimento e o aprendizado dos jovens, despertar neles o interesse pelo mundo dos negócios e, no caso dos estudantes, mostrar de que maneira os conceitos aprendidos em sala de aula são colocados em prática.

Daí se pode concluir que, ao invés de obscurecer, o objetivo do “Sombra” é clarear, brilhar, elucidar. E que, ao invés de diminuir, faz mais sentido falar em engrandecer, excitar, desenvolver.

Em Londrina, o “Empresário Sombra” é organizado pelo Conselho do Jovem Empresário (Conjove), um dos “braços” da ACIL. Tem uma dezena de membros e é presidido por Arthur Brazil Versoza, engenheiro eletricista que dirige uma empresa de projetos elétricos. Segundo ele, os jovens empresários que vão “grudar” nos mais experientes neste ano são de diferentes áreas, como esporte, combustíveis, educação, construção civil e relações públicas.

Entre os empresários e executivos que vão participar do programa neste 13 de novembro estão o presidente e o superintendente da ACIL, Valter Orsi e Diego Menon Rigão, respectivamente. “É uma iniciativa elogiável”, avalia Orsi. “Quando se tem contato com pessoas mais experientes, aprende-se muito, sobretudo a evitar erros.”

Conjove
O Conjove reúne-se nas manhãs de terças-feiras na ACIL e, entre outras atividades, participa ativamente do “Feirão do Imposto”, evento anual promovido quase sempre em setembro, época em que o “impostômetro” instituído pela Associação Comercial de São Paulo atinge a casa do trilhão de reais. No “Feirão”, os membros do Conjove esclarecem a população sobre a carga tributária e montam um estande para mostrar à população preços de produtos – com e sem impostos.

Na opinião do presidente da ACIL, a participação do jovem empresário no Conjove é importante para a construção, nesse público, do pensamento associativista. “Eles passam a incorporar e exercitar os princípios e benefícios do associativismo”, explica Orsi. “Além disso, essa participação é fundamental para a formação de novas lideranças para a sociedade.”

Dia do Empresário Sombra
Dia: 13/11