Notícias

|

ACIL pede retirada de pauta do projeto que cria novo feriado




A ACIL encaminha na tarde desta segunda-feira (13/07) à Câmara Municipal documento no qual pede aos vereadores que retirem de pauta, temporariamente, o projeto de lei 0151/2009, que cria o feriado municipal do Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro. A entidade sugere que a proposta – já aprovada em primeiro turno, na última quinta-feira – seja alvo de um amplo debate antes de ser colocada em votação definitiva, prevista para esta terça-feira.

 

No documento enviado à Câmara, a ACIL argumenta que a solicitação se baseia no conjunto de consequências geradas pela criação de um novo feriado municipal, sobre o qual a entidade já alertou os vereadores em correspondência anterior. O presidente da Associação, Marcelo Cassa, afirma que criar um feriado é um ato de extrema importância, porque ele vai mudar o calendário do município e afetar diretamente a geração de riquezas da Cidade.

 

“Um estudo preliminar, baseado no PIB do município, indica que um dia útil a menos representa algo em torno de R$ 19 milhões em riqueza que deixa de ser gerada”, acrescenta Cassa. O empresário afirma que o Brasil é um dos campeões mundiais de feriados e que criar mais um significaria prejudicar a economia e a sociedade como um todo.

 

Cassa ressalta que a iniciativa da entidade não desconsidera o valor da história dos negros na construção do País, nem as injustiças às quais os afrodescendentes foram submetidos em mais de 500 anos. Mas reforça que criar o feriado é uma forma equivocada de fazer o reconhecimento do valor dos negros na história brasileira. “Há outros modos menos prejudiciais de se fazer homenagem.”

 

A pauta da sessão desta terça-feira da Câmara dos Vereadores tem início marcado para as 14h e prevê a votação, em segundo turno, do projeto de lei 0151/2009. O projeto foi aprovado em primeiro turno na quinta-feira, com 17 votos favoráveis e duas ausências, Paulo Arildo e Pastor Renato Lemes.

 

 

Roberto Francisco

Assessoria de Imprensa

Dept. de Comunicação

 

 

 


Compartilhe com o universo

Compartilhar ACIL pede retirada de pauta do projeto que cria novo feriado no Facebook Compartilhar ACIL pede retirada de pauta do projeto que cria novo feriado no Twitter Compartilhar ACIL pede retirada de pauta do projeto que cria novo feriado no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *