03/08/2015 00:00:00 ACIL apoia Semana do Aleitamento Materno. Confira a programação

Fonte: Assessoria de Imprensa

O Comitê de Aleitamento Materno de Londrina (Calma) e o movimento Nós Podemos Londrina realizam, na próxima terça-feira (4), a abertura oficial da Semana Mundial de Amamentação 2015 (SMAM), que neste ano tem como tema “Amamentação e Trabalho: Para dar certo o compromisso é de todos”. 

Será às 8h30, no auditório do FIEP/SESI (Rua Deputado Fernando Ferrari, 160, Jardim Bancários), e contará com a apresentação de práticas de incentivo ao aleitamento materno nas empresas. O evento contará com a presença Secretário de Saúde do Município de Saúde, Mohamad El Kadri. 

A iniciativa tem a parceria da Secretaria Municipal de Saúde de Londrina e SESI-PR, com apoio das instituições BPW Londrina - Sou Doadora de Vidas; Conselho da Mulher Empresária da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil) e Nós do Poder Rosa. 

A coordenadora do Calma, Lilian Poli de Castro, ressaltou que o tema deste ano tem a intenção de discutir, com os profissionais e a comunidade, a importância da amamentação. “O Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendam que as crianças possam ser amamentadas com o leite materno, de forma exclusiva, até aos seis meses de idade e de forma continuada até dois anos ou mais”, ressalta. “O apoio à mulher que amamenta e trabalha precisa acontecer nos vários setores, como nos serviços de saúde e educação, assim como no local que em a mulher trabalha, além da mídia, família e toda a comunidade”, complementa.

Inscrições para oficinas
 – Durante a Semana Mundial de Amamentação acontecerão também oficinas. Podem participar da “Oficina de manejo em aleitamento” os médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem e nutricionistas, das instituições integrantes do Calma. Para o “Curso de Propostas atuais na atenção odontológica à criança de 0 a 36 meses” poderão participar dentistas e técnico em Saúde Bucal das Secretarias Municipais de Londrina, Cambé, Ibiporã e Rolândia.

As inscrições para a participação nas oficinas se encerram hoje, sexta-feira (31), e devem ser realizadas pelo endereço eletrônico (oficina@saude.londrina.pr.gov.br), diretamente para a Coordenadoria de Estágio, Educação Permanente e Continuada (Oficina), constando nome do profissional, profissão, matrícula, UBS/instituição de referência e data escolhida para participação do curso.

A Semana Mundial do Aleitamento Materno, em Londrina, é realizada pelo  Secretaria Municipal de Saúde de Londrina, através do Calma, que integra a Diretoria de Atenção Primária à Saúde (DAPS), com parceria da Universidade Estadual de Londrina (UEL); Hospital Evangélico de Londrina, 17ª Regional de Saúde, DELEITE, Secretaria Municipal de Saúde de Cambé, Conselho da Mulher Empresária da ACIL (CME/ACIL), SESI/Nós Podemos Londrina, Poder Rosa, Associação de Mulheres de Negócios de Profissionais de Londrina (BPW Londrina), Conselho Regional de Odontologia e Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema  (CISMEPAR).

Programação:

Oficina de Manejo em Aleitamento Materno - Londrina
- 4 de agosto das 13h30 às 17h30 no CISMEPAR - Travessa Goiânia, 152, Londrina 
- 5 de agosto das 8 às 12 horas no CISMEPAR
- 7 de agosto das 8 às 12 horas no CISMEPAR
- 11 de agosto das 8 às 12 horas no Hospital Evangélico de Londrina – Avenida Bandeirantes, 618, Londrina
- 12 de agosto das 13h30 às 17h30 no Hospital Evangélico de Londrina
- 14 de agosto das 8 às 12 horas no CISMEPAR
- 20 de agosto das 13h30 às 17h30 no CISMEPAR

Oficina de Manejo em Aleitamento Materno - Cambé

- 11 de agosto das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, na Praça CEU – Rua Genésio Geraldo dos Santos, 451, Cambé  

Curso de Propostas atuais na atenção odontológica à criança de 0 a 36 meses

- 19 de agosto das 8 às 12 horas no Conselho Regional de Odontologia - Av. Tiradentes, 1531, Londrina
- 20 de agosto das 13h30 às 17h30 no Conselho Regional de Odontologia