16/04/2015 00:00:00 ACIL sedia Seminário Industrializa Londrina

Fonte: Assessoria ACIL

“Nada no mundo é mais forte do que uma ideia cuja hora chegou.” A frase do escritor francês Victor Hugo define a visão da sociedade londrinense sobre o tema da industrialização. Se há um consenso em Londrina, é a necessidade de mudar a nossa matriz econômica.

Dentro dessa perspectiva, a ACIL sedia nesta sexta-feira (17 de abril), das 8 horas ao meio-dia, o Seminário Industrializa Londrina, com a presença de lideranças empresariais, acadêmicas e políticas do município. O objetivo do encontro é definir diretrizes de atração de investimentos para a cidade e lançar as bases para a Agência Londrina de Desenvolvimento.

O Seminário Industrializa Londrina pretende ser um ponto de convergência dos esforços do Fórum Desenvolve Londrina (que trabalhou com o tema ao longo de 2014, produzindo um notável Caderno de Estudos) e da administração municipal (que já iniciou a implantação da Cidade Industrial na Zona Noroeste). Com o mesmo objetivo – industrializar a cidade de forma racional, sustentável e planejada – foi assinado na Exposição Agropecuária de 2014 um convênio entre ACIL, Prefeitura de Londrina e Governo do Paraná para criação de uma agência de desenvolvimento local.

Esse convênio deu origem a um grupo de trabalho formado por representantes do Núcleo de Desenvolvimento Empresarial de Londrina, Codel, ACIL e Agência Paraná de Desenvolvimento. Durante um ano, esse grupo levantou informações e dados sobre as características da economia londrinense, junto a órgãos como Ipardes, Caged, IBGE, Fórum Desenvolve Londrina e Ministério do Desenvolvimento.

Também foi encomendado um trabalho de pesquisa junto ao Instituto Litz, que consistiu em ouvir 230 empresários locais sobre os pontos fortes, pontos fracos, oportunidades, riscos, desafios e perspectivas do segmento industrial em Londrina e região.

Para finalizar esta primeira fase do trabalho, será realizado o Seminário Industrializa Londrina. “O encontro desta sexta-feira é um ponto de partida – não um ponto de chegada. A partir daí vamos lançar as bases para a criação de uma Agência de Desenvolvimento controlada pela sociedade civil”, diz o presidente da ACIL, Valter Luiz Orsi. “Tomando como base os estudos realizados pelo Fórum Desenvolve Londrina e outras entidades, vamos criar uma agência para atrair investimentos no setor industrial e fortalecer as indústrias que já existem no município.”

O SIL terá início às 8 horas da manhã, no Auditório David Dequech/ACIL, com as falas do prefeito de Londrina, Alexandre Lopes Kireeff; do secretário municipal de Planejamento, Daniel Antonio Pelisson; do presidente da Codel, Bruno Veronesi; e do presidente da ACIL, Valter Luiz Orsi. Em seguida, a equipe da Agência Paraná de Desenvolvimento fará uma orientação sobre a metodologia do workshop. Haverá a formação de grupos de trabalho que vão discutir temas relacionados à industrialização de Londrina.

Evento: Seminário Industrializa Londrina
Data: 17 de abril de 2015
Horário: das 8 às 12 horas
Local: ACIL (Rua Minas Gerais, 297, 1º andar)