Notícias

|

Adati assume Sercomtel com desafio de recuperação econômica

Fonte: Folha de Londrina

O empresário da ramo de estacionamentos Luiz Carlos Adati tomou posse ontem da presidência da Sercomtel. Adati assume o cargo em um momento em que a operadora enfrenta deficit mensal de mais de R$ 2 milhões, segundo informações do prefeito Marcelo Belinati. De acordo com o prefeito, o deficit foi registrado durante todo o ano de 2016. Em seu pronunciamento, o novo presidente disse que a prioridade de sua gestão será a recuperação econômica da empresa e a adoção de medidas para superar o quadro financeiro da Sercomtel, incluindo o corte de gastos. 

Mas, nesse primeiro momento, Adati afirmou que é necessário fazer um diagnóstico da real situação financeira da companhia com a ajuda dos colaboradores. "Primeiro vamos saber o caixa. Precisamos ter conhecimento exato do nosso dia a dia, que é o caixa da empresa. A partir dai é que vamos tomar as decisões para onde vamos." Para realizar esse diagnóstico, será formado um grupo de trabalho com integrantes de todos os setores da companhia. "A gente vai numa pirâmide. Não vamos ficar só no topo. Vamos lá na base ver o que está acontecendo." 

O presidente também ressaltou, em entrevista coletiva, que o "alinhamento" com os demais acionistas da companhia – Copel e Prefeitura de Londrina – irá contribuir para a superação das dificuldades financeiras. E uma das metas citadas por ele é o investimento em tecnologia para fortalecer a operadora. "Com o apoio do presidente (da Copel) em recursos financeiros e humanos, acredito que poderemos ter sucesso." 

COPEL 
Mesmo diante do deficit da companhia londrinense, o presidente da Copel, Luiz Fernando Vianna, que esteve presente na posse, disse ter expectativa favorável em relação ao futuro da empresa. "Entendo que, com a nova gestão, a equipe escolhida, a parceria com Prefeitura e Copel, temos total possibilidade de chegar ao final do ano com resultado positivo." Na avaliação de Vianna, a Sercomtel sofreu dois "revezes", que resultaram na atual situação financeira: "A atuação tecnológica – as telecomunicações exigem uma velocidade muito rápida de troca de equipamentos – e também a crise do setor. Entendo que se deve atribuir à Sercomtel os mesmos problemas que teve o setor de telecom em todo o País." 

O presidente da Copel também destacou a necessidade de se fazer um levantamento da situação financeira da Sercomtel antes de iniciar qualquer tipo de investimento na companhia. "A primeira fase é levantar a situação da Sercomtel. Que tipo de investimento precisa, quantidade e, depois, a segunda fase é buscar a fonte de recursos para isso – aporte dos sócios, e também fontes de financiamento. Emissão de novas ações, temos que analisar." 

A Prefeitura de Londrina, conforme afirmou o prefeito Marcelo Belinati, acumula um deficit de R$ 155 milhões. Mas um investimento certo, ressaltou Vianna, é na expansão da fibra ótica. "Vai precisar de investimento para estender a fibra ótica, que é a forma mais rápida de atender o consumidor." 

Privatização 

O prefeito de Londrina destacou em mais de um momento o papel da companhia como "catalisadora" do desenvolvimento da cidade. "Tenho convicção de que o Adati irá promover os ajustes necessários, corrigir eventuais problemas financeiros e ter um projeto claro com metas para fazer a empresa voltar a crescer e se desenvolver." Sobre a possibilidade de privatização da companhia em um momento financeiro difícil, ele desconversou dizendo que "é nas dificuldades que surgem as maiores oportunidades". "Acredito demais na Sercomtel, que é uma empresa fundamental para o desenvolvimento da cidade de Londrina."


Compartilhe com o universo

Compartilhar Adati assume Sercomtel com desafio de recuperação econômica no Facebook Compartilhar Adati assume Sercomtel com desafio de recuperação econômica no Twitter Compartilhar Adati assume Sercomtel com desafio de recuperação econômica no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *