Brasileiras avançam em lista de maiores empresas globais

Fonte: Folha de S. Paulo

O Brasil passou a ter mais um representante na lista das 500 empresas com maior faturamento anual, com o acréscimo da Gerdau, e todas as demais companhias do país avançaram no ranking global elaborado pela "Fortune".

Em um cenário em que as companhias petrolíferas aparecem com sete das dez maiores receitas, a Petrobras é a primeira brasileira e a 34ª maior do mundo, com faturamento de US$ 118 bilhões em 2008. Na lista anterior, ela estava na 63ª posição.

A empresa é seguida por Bradesco, Itaúsa, Banco do Brasil, Vale e Gerdau. Mesmo com a crise global, todas elas tiveram aumentos substanciais na receita. No caso do Itaúsa, por exemplo, a alta foi de 73%, para US$ 50 bilhões.

No topo do ranking, a Shell passou a liderar, ganhando duas posições e derrubando o Wal-Mart.