01/12/2014 00:00:00 Clipping ACIL - 01 de dezembro

Bom dia, amigos. E já estamos em dezembro! O ano passou rápido ou é impressão minha? Chegamos ao último mês de 2014 e estamos a 10 dias do aniversário de 80 anos de Londrina. Vale a pena dar uma olhada no site http://www.londrina80anos.com.br/ para conferir a programação cultural e as homenagens que estão sendo feitas neste importante marco de nossa história. E dezembro começa com uma boa notícia: sindicatos chegaram a um acordo para o funcionamento do comércio no final do ano e definiriam a abertura das lojas em todos os sábados em 2015. Tenham uma ótima semana!


FRASES DO DIA
“Quem me acode à cabeça e
ao coração
neste fim de ano, entre
alegria e dor?
Que sonho, que mistério,
que oração?
Amor.”
(Carlos Drummond de Andrade, dezembro de 1985)


“Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.”
(Fernando Pessoa, no livro “Mensagem”, publicado em Lisboa há exatamente 80 anos, em 1º de dezembro de 1934)


ACORDO NO COMÉRCIO
Sindicatos patronal e de trabalhadores chegaram a acordo para pagamento de horas extras e reajuste de 10,2% para a categoria em Londrina. O acordo prevê a renovação da Convenção Coletiva da categoria, que elevou em 10,2% o piso salarial, de R$ 928 para R$ 1.022. O documento deve ser assinado hoje e também garante a abertura do comércio das 9h às 22h, de segunda a sexta, a partir do dia 5 de dezembro, e nos sábados até às 18 horas, para as vendas de Natal. Demanda antiga dos empresários, a abertura de lojas de rua durante todas as tardes de sábado sempre é a principal causa de impasse na renovação da convenção dos comerciários, que se encerra em 30 de abril. O Código de Posturas do Município permite que o comércio funcione no período apenas nos dois primeiros finais de semana do mês e mesmo o terceiro sábado depende do acordo.


MELHORIAS NO AEROPORTO
O superintendente nacional de cargas, Francisco Nunes, está em Londrina para avaliar a necessidade de melhorias no Aeroporto José Richa, especialmente no Terminal de Cargas Aéreas (TECA). Hoje, às 17 horas, na ACIL, ele realiza uma reunião com empresários locais para discutir mudanças no TECA. Você, empresário e representante de entidades, está convidado para este importante encontro.

ESTELIONATO ELEITORAL
O senador Aécio Neves (PSDB-MG), líder da oposição brasileira, publicou um artigo contundente na Folha de S. Paulo em que comenta as recentes ações do governo federal: “Além dos prejuízos causados pela má gestão e pela corrupção endêmica, o PT prestou, recentemente, mais dois grandes desserviços ao Brasil. Um na campanha, outro nos dias que se seguiram. O primeiro, na ânsia de vencer a qualquer custo, o de legitimar a mentira e a difamação como armas do embate político. O segundo, o de contribuir para a perda da credibilidade da atividade política ao fazer, sem qualquer constrangimento, nos dias seguintes à eleição, tudo o que afirmou que não faria”.

FINANCIAMENTO E CORRUPÇÃO
Dilma Rousseff insiste na tese de que o financiamento privado é a origem de toda a corrupção. O jornalista Reinaldo Azevedo comenta: “O financiamento púbico é bom para o PT porque ele lucra três vezes: a) seria o partido com mais recursos do Tesouro; b) seria o partido que mais receberia do caixa dois; c) seria o partido que continuaria a receber o financiamento privado dos sindicatos”.


PLANO DIRETOR

A Câmara Municipal vai realizar em dezembro pelo menos três sessões extraordinárias para aprovar as novas leis de Uso e Ocupação do Solo e do Sistema Viário, concluindo, assim, a revisão do Plano Diretor, que deveria ter sido feita em 2008.

MENOS BOLSA FAMÍLIA
Enquanto em todo o Brasil há aumento na quantidade de famílias beneficiadas pelo Bolsa Família, a Região Sul registra queda nos últimos cinco anos. Os três estados tinham quase 1,1 milhão de dependentes em 2010 e agora estão com 985 mil, queda de 8% contra o crescimento de 9% na média nacional. No intervalo de tempo, cerca de 45 mil famílias deixaram o programa somente no Paraná. A tendência de queda também é realidade em Curitiba, que foi a única capital do Sul que registrou redução no número de beneficiários em todos esses anos.

ADEUS A BOLAÑOS

Milhares de fãs se reuniram no Estádio Azteca, da Cidade do México, para dar adeus ao comediante Roberto Bolanõs, morto na sexta-feira, aos 85 anos. Bolaños foi o criador dos personagens Chaves e Chapolim Colorado.

Comércio abrirá em todas as tardes de sábado em 2015
http://www.acil.com.br/noticias-detalhe/29/11/2014/comercio-abrira-todas-as-tardes-de-sabado


Câmara vai realizar sessões extras para aprovar Plano Diretor
http://www.jornaldelondrina.com.br/londrina/conteudo.phtml?tl=1&id=1516928&tit=Sessoes-extraordinarias-para-aprovar-o-Plano-Diretor


Trinta dias – Artigo de Aécio Neves
http://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2014/11/1555159-aecio-neves-trinta-dias.shtml


Por que Dilma insiste na falácia de que financiamento privado é responsável pela corrupção – Comentário de Reinaldo Azevedo
http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/dilma-insiste-na-falacia-de-que-financiamento-privado-de-campanha-e-a-origem-da-corrupcao-ou-os-tres-motivos-do-pt/


Região Sul, na contramão do País, registra queda nas adesões ao Bolsa Família
http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?tl=1&id=1517364&tit=Cai-numero-de-beneficiarios-do-Bolsa-Familia-na-Regiao-Sul


Multidão dá adeus a Roberto Bolaños no México
http://cultura.estadao.com.br/noticias/televisao,milhares-ocupam-estadio-azteca-para-render-homenagem-a-roberto-bolanos,1600290