05/12/2014 00:00:00 Clipping ACIL - 05 de dezembro

Bom dia, amigos. Começa hoje o horário especial do comércio em Londrina. Para marcar a data, a ACIL realiza à noite, no Calçadão, o primeiro sorteio da campanha Londrinatal Encantado. Não perca a festa! Hoje o redator deste Clipping ACIL entra em férias; a partir de segunda-feira, as notícias do dia ficam nas boas mãos do jornalista Vinícius Bersi. A todos, um feliz Natal e um ótimo 2015!

FRASE DO DIA
“Bem-aventurado o servo que ama e respeita seu irmão quando ele está longe do mesmo jeito que quando ele está perto, e não diz nada por trás dele, que não possa dizer com caridade na sua frente.”
(São Francisco de Assis)

 

HORÁRIO ESTENDIDO
A partir de hoje, os consumidores terão horário estendido para as compras de Natal, com a abertura das lojas até às 22 horas, de segunda a sexta-feira, e até às 18 horas, aos sábados. Junto com o 13º salário, o horário especial é visto com expectativa de melhoria nas vendas pela maioria dos lojistas. Eles esperam que, com o dinheiro no bolso, os consumidores aproveitem o período noturno para passear e gastar. “A decoração de Natal que o Município fez no Calçadão também vai ajudar a atrair o pessoal”, diz o diretor comercial da ACIL, Fernando de Moraes.

LONDRINATAL ENCANTADO
Nesta sexta-feira (05/12), quando o comércio da cidade passa a funcionar até às 22h, será realizado o primeiro sorteio da campanha Londrinatal Encantado. Às 19h, vão ser sorteados 25 vales-compra de mil reais cada entre as pessoas que compraram nas lojas participantes da campanha promovida pela Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL). Neste ano o Londrinatal também premia os vendedores das lojas participantes. Para cada vale de mil reais sorteado entre os consumidores, o profissional responsável pela compra recebe R$ 300,00.


SEGURANÇA NAS COMPRAS
Polícia Militar e Guarda Municipal montaram operação especial para garantir a segurança de lojistas e comerciantes nas compras de final do ano. “Teremos reforço no número de policiais na rua inclusive após o fechamento das lojas, para proteger as pessoas que trabalham no comércio ou que se locomovem para casa após as compras”, esclarece o capitão Nelson Villa, porta-voz do 5º BPM.

CARTEIRA ASSINADA
O número de trabalhadores sem carteira assinada no País caiu de 55% em 2002 para 40% em 2012, conforme estudo com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do IBGE divulgado ontem. As causas são a criação de programas de incentivo à formalização, como o MEI, e o crescimento econômico no período. Conforme a pesquisa, o comércio foi o setor que teve mais incremento na formalização, seguido da agricultura, dos serviços domésticos e da construção civil.

IPTU NOVO SÓ EM 2016
O presidente da Câmara de Vereadores, Rony Alves, reconhece que os prazos regimentais inviabilizam a aprovação da nova plantas de valores do IPTU ainda este ano. Isso significa que o reajuste do IPTU, se aprovado, deve chegar só em 2016.


ATÉ QUANDO, BRASIL?
O presidente da ACIL, Valter Luiz Orsi, publica no JL o artigo “Até quando, Brasil?”, com críticas à manobra orçamentária para esconder o descalabro fiscal do governo. “A administração petista trata das contas públicas como cuida da Petrobras. O que aconteceria se os estados, municípios e o conjunto da população brasileira se comportassem da mesma maneira?”, escreve Orsi.

VIAGEM AO FUNDO DO POÇO
O juiz Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato, diz que as investigações de crimes de lavagem de dinheiro e corrupção têm de produzir “provas categóricas” para garantir a punição dos culpados. “A regra de ouro nesse mundo subterrâneo é ‘Você não me fala, eu não te pergunto’”, observa Moro.


PIBINHO DA DILMA
O governo prevê tempos difíceis para a economia em 2015. Ministério do Planejamento estima que a elevação do PIB será de 0,8% no ano que vem. A projeção anterior era de 2%.


O SALTO DO ENSINO A DISTÂNCIA
O número de alunos do EAD (ensino a distância) no Brasil cresceu 23 vezes na última década. Hoje há 84 cursos disponíveis. A quantidade de formandos saltou de 4 mil para 161 mil. Em 2003, esses cursos tinham 50 mil matrículas; agora, 1,15 milhão. Cursos como engenharia, ciências contábeis e até enfermagem para a ser oferecidos em formato de EAD, antes restrito à área de educação e humanidades.

Começa hoje o horário especial do comércio
http://www.jornaldelondrina.com.br/londrina/conteudo.phtml?tl=1&id=1518387&tit=Horario-estendido-do-comercio-comeca-hoje-em-Londrina

ACIL realiza primeiro sorteio do Londrinatal Encantado
http://www.acil.com.br/noticias-detalhe/04/12/2014/londrinatal-encantado-realiza-primeiro-sorteio-nesta-sexta

Câmara empurra aumento do IPTU para 2016
http://www.jornaldelondrina.com.br/londrina/conteudo.phtml?tl=1&id=1518411&tit=Camara-empurra-aumento-do-IPTU-para-2016


Aumenta número de trabalhadores com carteira assinada no comércio
http://www.folhaweb.com.br/?id_folha=2-1--767-20141205&tit=numero+de+trabalhadores+com+carteira+assinada+no+comercio+salta+de+46+para+64+em+uma+decada


Governo trata das contas públicas da mesma maneira que cuida da Petrobras – Artigo de Valter Orsi
http://www.jornaldelondrina.com.br/opiniao/ponto-de-vista/conteudo.phtml?tl=1&id=1518426&tit=O-governo-trata-das-contas-publicas-como-cuida-da-Petrobras


Corrupção no País tem ‘estrutura profissional’, diz Sérgio Moro
http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,corrupcao-no-pais-tem-estrutura-profissional-diz-juiz-da-lava-jato,1602312


EAD dispara no Brasil e amplia leque de cursos
http://www1.folha.uol.com.br/educacao/2014/12/1557892-graduacao-a-distancia-dispara-no-pais-e-diversifica-leque-de-cursos.shtml


Governo revê projeção e espera PIB de 0,8% em 2015
http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,governo-segue-projecoes-de-mercado-e-preve-crescimento-de-0-8-em-2015,1602256