13/01/2015 00:00:00 Clipping ACIL - 13 de janeiro

Bom dia, amigos. Começamos a terça-feira com notícias preocupantes para o nosso bolso. Os juros do cartão de crédito em 2014 foram os mais altos dos últimos 15 anos. E o governo já sinalizou que a conta de energia terá reajustes extraordinários nos próximos meses (notem o plural). Nenhuma palavra até agora sobre redução de gastos do governo ou enxugamento da máquina estatal. Antes das notícias, um pouco de sabedoria e serenidade com o nosso Doutor Angélico.

FRASE DO DIA
“Orienta, meu Deus, a minha vida, concede-me saber o que tu me pedes e ajuda-me a realizá-lo para o meu próprio bem e o de todos os meus irmãos.”
(Sto. Tomás de Aquino, Doutor da Igreja)

JUROS NAS ALTURAS

Pesquisa nacional revela que em dezembro a taxa de juros para cartão de crédito atingiu níveis recordes neste século. No mês passado, o índice mensal foi de 11,22%, ou 258% ao ano. O coordenador do levantamento prevê que os percentuais seguirão uma tendência ascendente em 2015, principalmente em função de um patamar ainda mais alto da taxa básica imposta pelo Banco Central.

PREPARE O BOLSO
O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Rufino, admitiu que as tarifas de energia terão reajustes extraordinários neste ano. "Não agrada a ninguém ter que aumentar as tarifas. Mas também não adianta viver num mundo de ilusão", disse o diretor-geral da agência.

AÇÃO CONTRA PETROBRAS
Após as perdas acumuladas com os escândalos na Petrobras, acionistas minoritários decidiram ir à Justiça contra a estatal.

CUSTO DE VEREADORES
Cada vereador de Londrina custa R$ 32.675,88 mensais ao contribuinte. Esta é a soma dos custos individuais de cada gabinete, que incluem o salário do vereador, recursos disponíveis para a contratação de assessores e outros gastos. A Câmara de Londrina é considerada enxuta. Os números levantados pelo JL nas três casas Legislativas confirmam essa impressão.

SUPER DILMA
O perfil oficial da presidente Dilma Rousseff no Facebook publicou na tarde desta segunda-feira mensagem em que exalta a presidente como super-heroína por ter garantido, segundo o perfil, a menor inflação média de um presidente em primeiro mandato, de 6,41%. Dilma é retratada com uma capa e com os braços para cima, como se estivesse voando. É tão ridículo que fica até difícil comentar.

VERDADES SOBRE O TERROR
O analista político Flávio Morgenstern publica uma lúcida análise sobre os ataques terroristas na França e suas consequências. Vale a pena ler.

FORA DO EIXO, DENTRO DO ESQUEMA
Quanto? Segundo Diogo Mainardi e Mario Sabino, editores do site O Antagonista, essa é a pergunta que deve ser feita quando dois petistas se encontram. Eles comentam o fortalecimento do grupo Fora do Eixo no Ministério da Cultura do governo Dilma.

DÍVIDAS
Apesar de ter crescido em dezembro, o índice de paranaenses endividados em 2014 ficou estável em relação a 2013. Na média, 87,5% da população possuía algum tipo de conta ou dívida com cheques pré-datados, cartões de crédito, carnês de lojas, empréstimo pessoal, compra de imóvel e prestações de carro ou de seguros no ano passado. Em 2013, eram 87,37%, segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio/PR).

Juros do cartão disparam e são os maiores em 15 anos
http://www.folhaweb.com.br/?id_folha=2-1--1250-20150113&tit=juros+para+cartao+de+credito+disparam+e+sao+os+maiores+em+15+anos


Diretor de agência admite que energia terá reajustes extraordinários
http://www.gazetadopovo.com.br/economia/conteudo.phtml?tl=1&id=1525718&tit=Aneel-admite-que-tarifas-de-energia-terao-reajustes-extraordinarios-neste-ano


Governo reduz subsídios e conta de luz terá aumentos
http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,governo-reduz-subsidios-a-energia-e-conta-de-luz-tera-novos-aumentos,1618934


Acionistas minoritários entram com ação contra a Petrobras
http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2015/01/1574176-acionistas-minoritarios-brasileiros-decidem-ir-a-justica-contra-petrobras.shtml


Vereador em Londrina custa R$ 32 mil por mês
http://www.jornaldelondrina.com.br/edicaododia/conteudo.phtml?tl=1&id=1525713&tit=Vereador-custa-R-326-mil-por-mes-em-Londrina


Dilma é retratada como super-heroína por correligionários em perfil oficial
http://www.gazetadopovo.com.br/economia/conteudo.phtml?tl=1&id=1525781&tit=Perfil-oficial-no-Facebook-traz-Dilma-como-%27super-heroina%27-contra-inflacao


Para entender o ataque ao Charlie Hebdo – Artigo de Flávio Morgenstern
http://www.institutoliberal.org.br/blog/para-entender-o-ataque-ao-charlie-hebdo-leia-michel-houellebecq/


Fora do Eixo e seus milhões no Ministério da Cultura – Comentário em O Antagonista
http://www.oantagonista.com/posts/fora-do-eixo-e-seus-milhoes


87,5% dos paranaenses fecharam 2014 com algum tipo de dívida ou conta
http://www.folhaweb.com.br/?id_folha=2-1--1275-20150113&tit=875+dos+paranaenses+fecham+2014+com+dividas