18/07/2014 00:00:00 Clipping ACIL - 18 de julho

Bom dia, amigos!

Hoje assumimos o Clipping ACIL, com a saída de nossa querida e competente colega Fernanda Bressan. Substituí-la é uma tarefa difícil, mas com a ajuda de vocês – sugestões e críticas são muito bem-vindas – tentaremos fazer um bom trabalho. Sucesso à Fernanda em seus novos desafios e projetos! E vamos às notícias.


O prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff, detalhou ontem mais uma das ações do projeto “Londrina pra Frente”, que tem por objetivo impulsionar o desenvolvimento local. A Sercomtel deve assumir a iluminação pública da cidade a partir de 2015, com o objetivo de reduzir custos e taxas. Durante o primeiro semestre, a criação de empregos na cidade acompanhou o baixo desempenho nacional e caiu 38,92%, prenunciando tempos difíceis na economia brasileira. E essas dificuldades, que todos sentimos, refletem-se na corrida presidencial: pela primeira vez, Dilma Rousseff e Aécio Neves aparecem tecnicamente empatados nas intenções de voto para o segundo turno. No plano internacional, o mundo assiste estarrecido à tragédia do avião malaio abatido por um míssil na Ucrânia, com 298 pessoas a bordo. Voltando aos assuntos positivos, temos boas reportagens o valor da inovação tecnológica e o renascimento da APAE de Londrina aos 50 anos. Para terminar com uma mensagem de esperança, uma frase do pastor Messias Anacleto Rosa, amigo da ACIL.
 
ILUMINAÇÃO PÚBLICA
A Sercomtel deve assumir a iluminação pública de Londrina a partir de 31 de dezembro. Medida foi anunciada ontem pelo prefeito Alexandre Kireeff. Investimento previsto é de R$ 9 milhões. Administração promete modernizar o sistema de iluminação e reduzir as taxas cobradas aos consumidores.

 

SUCESSÃO PRESIDENCIAL
Pesquisa do DataFolha mostra Dilma Rousseff (PT) com 36% das intenções de voto para a eleição presidencial. Em segundo vem Aécio Neves (PSDB), com 20%. Mas, pela primeira vez, Dilma e Aécio estão tecnicamente empatados no segundo turno.

 

INOVAÇÃO, MAIS DO QUE UMA BOA IDEIA
Dois eventos serão realizados em Londrina neste semestre para debater o valor da inovação nas empresas. Hoje o Senai promove a Clínica Tecnológica Fontes de Fomento. Entre os dias 28 e 31 de julho, a UTFPR e o Sebrae realizam o 1º Simpósio de Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade para integrar empresas e universidades nos três focos. Os exemplos de sucesso mostram que a verdadeira inovação vai muito além da simples criatividade.

INDÚSTRIA EM LONDRINA
Uma boa notícia para Londrina foi anunciada ontem pelo prefeito Alexandre Kireeff. A cidade vai ganhar uma fábrica da multinacional alemã Wittur, que produz componentes de elevadores. A empresa deixará Cambé, onde funciona desde 2000, para estabelecer uma parceira especial com a Atlas Schindler, sua principal cliente. A fábrica investirá R$ 10 milhões na ampliação. A planta vai se localizar na extensão da Avenida Saul Elkind e deve ficar pronta em 12 meses. Atualmente a empresa emprega 70 funcionários e, com a ampliação, vai empregar 170.

MENOS EMPREGOS
Londrina não teve um bom desempenho na geração de empregos no primeiro semestre de 2014. De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, a cidade teve nos primeiros seis meses do ano um saldo de 2.890 novos postos de trabalho; em 2013, no mesmo período, foram 4.372. Isso equivale a uma queda de 38,92%. Porém, não se trata de um fenômeno somente local: o Brasil registrou o menor saldo de criação de vagas de trabalho com carteira assinada para um mês de junho desde 1998. Segundo o Ministério do Trabalho, em junho de 2014, foram geradas 25.363 novas vagas. No primeiro semestre, o País teve o menor saldo para esse período do ano desde 2008. O assunto é destaque no JL.

 

VOO DA MORTE
O mundo está perplexo e horrorizado com a queda do avião da Malaysia Airlines com 298 pessoas a bordo na Ucrânia. O avião, que seguia a rota da Holanda para a Malásia, foi abatido por um míssil. A autoria do atentado ainda está sendo investigada, mas os principais suspeitos são separatistas russos. A companhia aérea malaia informou que estavam a bordo do voo MH17 154 holandeses, 43 malaios (incluídos os 15 membros da tripulação), 27 australianos, 12 indonésios, nove britânicos, quatro alemães, quatro belgas, três filipinos, um canadense e outros 41 que não tiveram sua nacionalidade confirmada. Não há sobreviventes. A Casa Branca pediu um cessar-fogo imediato na região.

DROGAS
Aumentou o volume de drogas apreendidas no Paraná. A Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc) informa que a quantidade de entorpecentes apreendidos no primeiro semestre do ano já é o equivalente a todo o volume de 2013. De janeiro a junho de 2014 foram retirados de circulação 12.632 quilos de drogas no Estado. Durante o ano passado inteiro as apreensões atingiram 12.670 quilos.

 

APAE, 50 ANOS
A APAE de Londrina está completando 50 anos e tem motivos para comemorar. Depois de enfrentar sérios problemas financeiros, a entidade conseguiu colocar as finanças em ordem e já faz planos para o futuro próximo. Ampliação vai beneficiar o processo de ensino e qualificação de alunos especiais.

 
Tenham todos um ótimo final de semana!

 

Indústria de componentes para elevadores transfere-se para Londrina
http://www.folhaweb.com.br/?id_folha=2-1--2103-20140718&tit=kireeff+anuncia+industria+de+componentes+para+elevador

Inovação é muito mais do que uma ideia original
http://www.jornaldelondrina.com.br/economia/conteudo.phtml?tl=1&id=1484492&tit=Inovacao-e-muito-mais-do-que-uma-ideia-original


Cidade gera menos empregos no primeiro semestre
http://www.jornaldelondrina.com.br/economia/conteudo.phtml?tl=1&id=1484727&tit=No-primeiro-semestre,-Londrina-tem-pior-resultado-na-geracao-de-empregos-em-5-anos


EUA pedem cessar-fogo na Ucrânia após queda de avião abatido por míssil
http://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2014/07/18/eua-pedem-cessar-fogo-imediato-na-ucrania-apos-acidente-de-aviao.htm


Dilma lidera, mas empata com Aécio no 2º turno
http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/07/1487627-dilma-lidera-com-36-mas-empata-com-aecio-no-2-turno-diz-datafolha.shtml


Apreensão de drogas no primeiro semestre iguala marca registrada em todo o ano passado
http://www.folhaweb.com.br/?id_folha=2-1--2076-20140718&tit=apreensao+de+drogas+no+semestre+iguala+marca+registrada+em+2013


Aos 50 anos, Apae de Londrina renasce
http://www.jornaldelondrina.com.br/cidades/conteudo.phtml?tl=1&id=1484735&tit=Aos-50-anos,-Apae-de-Londrina-renasce