02/02/2015 00:00:00 Clipping ACIL - 2 de fevereiro

Bom dia, amigos. Iniciamos o Clipping ACIL desta semana com uma nota triste: a morte do diretor-superintendente da Folha de Londrina, José Eduardo Andrade Vieira, aos 76 anos, em Londrina. No cenário político nacional, o destaque foi a humilhante derrota do governo na eleição para presidente da Câmara dos Deputados. Revista Veja destaca parecer do jurista Ives Gandra com argumentos favoráveis ao impeachment da presidente Dilma Rousseff. Tenham todos uma excelente semana, abençoada por Deus.
   
FRASE DO DIA
“Há um momento na vida de cada homem em que a decisão que ele toma ajuda a abrir o caminho para o seu destino. É nessa encruzilhada, sem saber o que há na frente, que é feita uma escolha capaz de influenciar todos os acontecimentos seguintes.”
(Mario Puzo, escritor ítalo-americano)


ADEUS A JOSÉ EDUARDO
Morreu ontem em Londrina, aos 76 anos, o empresário José Eduardo Andrade Vieira, proprietário da Folha de Londrina, ex-senador da República e ministro dos governos Itamar Franco e FHC. José Eduardo estava internado desde 13 de janeiro e faleceu em decorrência das complicações de uma pneumonia. Figura de destaque na vida política nacional, José Eduardo foi alçado à condição de herdeiro de um império econômico – que incluía o banco Bamerindus, hoje extinto –, após a morte de dois irmãos em um acidente aéreo, em 1981. O prefeito Alexandre Kireeff decretou três dias de luto oficial em Londrina. Diversas lideranças políticas manifestaram pesar com a morte do ex-senador.


VITÓRIA DE CUNHA
O governo Dilma sofreu uma humilhante derrota na eleição para a Presidência da Câmara dos Deputados. O deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) foi eleito em primeiro turno, com 267 votos, contra 136 do governista Arlindo Chinaglia (PT-SP). O deputado Julio Delgado (PSB-MG), apoiado pela oposição, teve 100 votos e o anticandidato Chico Alencar (PSOL-RJ), 18. Numa manobra desesperada, o PT abriu mão de cargos na mesa diretora, e por isso ficará sem cargos, apesar de ser a maior bancada do Legislativo.

VITÓRIA DE RENAN
No Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) obteve seu quarto mandato na Presidência, vencendo Luiz Henrique (PMDB-SC), apoiado pela oposição, por 49 votos a 31. Escore foi considerado “apertado” para Renan. Os resultados na Câmara e no Senado, embora diferentes, revelam uma grande fragilidade política do governo petista.

LULA E DILMA NA MIRA
A revista Veja desta semana destaca o acordo entre empreiteiros para atribuir a dois altos personagens da República a responsabilidade central pelos desvios do petrolão. São eles: Lula e Dilma Rousseff. Parecer do célebre jurista Ives Gandra aponta razões suficientes para pedido de impeachment da presidente.


FORÇA, DÉLIO!
O jornalista Délio Nunes César está internado na UTI da Santa Casa de Londrina. Personagem de destaque na imprensa, na política e na cultura paranaenses, o fundador do JL luta pela vida e a família pede nossas orações. Força, Délio Cesar! Os que vão lutar te saúdam.


José Eduardo Andrade Vieira (1938-2015)
http://www.folhaweb.com.br/?id_folha=2-1--172-20150202&tit=jose+eduardo+de+andrade+vieira30121938+01022015

http://www.jornaldelondrina.com.br/londrina/conteudo.phtml?tl=1&id=1529940&tit=Corpo-de-Jose-Eduardo-Vieira-sera-cremado-hoje


Governo sofre derrota humilhante em eleição na Câmara
http://www.gazetadopovo.com.br/vidapublica/conteudo.phtml?tl=1&id=1530017&tit=Derrota-na-Camara-e-racha-no-Senado-reforcam-fragilidade-politica-de-Dilma


Dilma usa cargos para conter rebelião no Legislativo
http://painel.blogfolha.uol.com.br/2015/02/02/governo-deve-usar-cargos-nos-escaloes-inferiores-para-conter-rebeliao-na-camara/

Renan é chamado por governistas de “resolvedor-geral da República”
http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/02/1583892-peemedebista-ja-e-chamado-de-resolvedor-geral-da-republica.shtml


Revista Mercado em Foco, da ACIL, traz perfil do jornalista Délio César, assinada por José Pires
http://www.acil.com.br/upload/revistas/Mercado%20em%20Foco%20-%2024%20Dezembro%20-%202014%20-%20WEB-20141205-144602.pdf


Jurista Ives Gandra dá parecer favorável ao impeachment de Dilma
http://coturnonoturno.blogspot.com.br/2015/02/jurista-da-parecer-favoravel-ao.html

http://prosaepolitica.com.br/2015/01/31/veja-empreiteiras-querem-levar-lula-e-dilma-a-roda-da-justica/#.VM80kvldUsA