21/11/2014 00:00:00 Clipping ACIL - 21 de novembro

Bom dia, amigos. Com morte de Samuel Klein, aos 91 anos, desaparece um dos grandes nomes do varejo brasileiro, que descobriu a força e o valor da classe C no cenário econômico. A ele – e ao publicitário londrinense Carlos Galli, falecido nesta semana – rendemos nossas homenagens. Um ótimo final de semana a todos.


FRASE DO DIA
“Este é o momento do meu nascimento!”
(Santo Inácio de Antioquia, em carta aos cristãos romanos, no ano 110 d.C.)

TOP DE MARCAS
O presidente da ACIL, Valter Luiz Orsi, recebeu ontem o prêmio Top de Marcas Personalidade na categoria Liderança Empresarial. Pelo segundo ano consecutivo, Orsi foi escolhido por jornalistas da cidade como destaque por sua atuação profissional e associativista. Ao receber o prêmio, sua esposa, Jane Orsi, disse que este segundo prêmio deve ser “compartilhado com toda a comunidade de Londrina”, pois expressa o sentido do movimento Pé Vermelho Mãos Unidas, criado neste ano. O assessor especial da Prefeitura e ex-presidente da CMTU, Carlos Geirinhas, recebeu o prêmio na categoria Sustentabilidade Ambiental; a professora Rosalina Franciscon, 90 anos, fundadora do ILES (Instituto Londrinense de Educação para Surdos) ganhou o prêmio na categoria Responsabilidade Social. Empresários locais receberam o Top de Marcas nos mais diversos ramos da atividade econômica.

CARLOS GALLI
Registramos com grande pesar o falecimento do publicitário Carlos Galli, da agência Forti, ocorrido na última quinta-feira. O corpo de Galli será velado hoje no Crematorium Londrina, das 9 às 11 horas da manhã. Galli era um nome de destaque no mercado publicitário e no meio empresarial londrinense. Um amigo da ACIL, a quem rendemos nossa homenagem.

MORATÓRIA NA UEL
Em carta pública divulgada ontem, o Conselho de Administração da Universidade Estadual de Londrina (UEL) anunciou um calote nas próprias despesas até, pelo menos, janeiro do ano que vem. Até o fim de dezembro, a UEL afirma não ter dinheiro para pagar as contas de água, de energia, de telefone, da manutenção de veículos e equipamentos e de aluguéis dos prédios ocupados fora do campus. Do orçamento anual de R$ 26,6 milhões, governo do Estado liberou, até agora, apenas, R$ 11,9 milhões.

MORTE DE JOVENS NO TRÂNSITO

Sistema de Informações sobre Mortalidade da Secretaria de Saúde do Paraná aponta para queda de 1,65% no número total de vítimas fatais, enquanto entre a população com idade entre 15 e 29 anos houve alta de 2,34%. Mapa da Violência aponta que maior vitimização de jovens é fenômeno histórico nacional. A auxiliar administrativa Rose Mari de Lima perdeu o filho Róbson Eduardo no dia em que o jovem completou 21 anos. “Quando fecham a tampa do caixão, é como se o mundo acabasse”, afirma.

VOLTA DO IPI
O governo federal decidiu não prorrogar mais a redução da alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para veículos e recompor os índices a partir de janeiro de 2015. Para carros populares, por exemplo, o imposto sobe dos atuais 3% para 7%. A informação foi confirmada pelo presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Moan, após reunião com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, na manhã de ontem.

MÁRCIO THOMAS BASTOS
Com a morte do ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos, criminalistas que atuam na Operação Lava Jato lamentam a morte de um “interlocutor privilegiado”. A presidente Dilma Rousseff compareceu ao enterro de Bastos e demonstrou estar bastante emocionada.

O JUIZ
Gazeta do Povo faz um perfil de Sérgio Moro, o juiz implacável e cauteloso que conduz a Operação Lava Jato e está revelando a dimensão dos desvios da Petrobras no governo petista.


O REI DO VAREJO
O empresário Samuel Klein, fundador das Casas Bahia, faleceu na madrugada de ontem, em São Paulo, devido a insuficiência respiratória. Klein estava com 91 anos de idade. Ele deixa três filhos, oito netos e cinco bisnetos.  O enterro, restrito a familiares e amigos, ocorreu ontem no cemitério israelita do Butantã. A Via Varejo, controladora das Casas Bahia, divulgou nota na qual expressou seus sentimentos de pesar e agradeceu o empresário por sua contribuição ao País. “A melhor forma de honrarmos seu legado empreendedor é continuarmos crescendo e realizando os sonhos de nossos clientes e colaboradores.”



Diante de congelamento de recursos, UEL anuncia calote
http://www.jornaldelondrina.com.br/londrina/conteudo.phtml?tl=1&id=1515095&tit=Diante-do-congelamento-de-recursos-UEL-anuncia-calote

 
Aumenta número de morte de jovens no trânsito
http://www.folhaweb.com.br/?id_folha=2-1--2612-20141121&tit=jovens+contrariam+queda+da+mortalidade+no+transito


Anúncio de volta do IPI deve movimentar vendas de carros no final de ano
http://www.folhaweb.com.br/?id_folha=2-1--2652-20141121&tit=anuncio+da+volta+do+ipi+deve+movimentar+vendas


Morre Márcio Thomaz Bastos, ex-ministro da Justiça
http://painel.blogfolha.uol.com.br/2014/11/21/morte-de-thomaz-bastos-afeta-acao-na-lava-jato-dizem-advogados/


Morre Samuel Klein, fundador das Casas Bahia
http://www.folhaweb.com.br/?id_folha=2-1--2597-20141121&tit=39rei+do+varejo39+samuel+klein+descobriu+a+classe+c