21/11/2014 00:00:00 Clipping ACIL - 21 de novembro

Bom dia, amigos. Com morte de Samuel Klein, aos 91 anos, desaparece um dos grandes nomes do varejo brasileiro, que descobriu a força e o valor da classe C no cenário econômico. A ele – e ao publicitário londrinense Carlos Galli, falecido nesta semana – rendemos nossas homenagens. Um ótimo final de semana a todos.

FRASE DO DIA
“Este é o momento do meu nascimento!”
(Santo Inácio de Antioquia, em carta aos cristãos romanos, no ano 110 d.C.)

TOP DE MARCAS
O presidente da ACIL, Valter Luiz Orsi, recebeu ontem o prêmio Top de Marcas Personalidade na categoria Liderança Empresarial. Pelo segundo ano consecutivo, Orsi foi escolhido por jornalistas da cidade como destaque por sua atuação profissional e associativista. Ao receber o prêmio, sua esposa, Jane Orsi, disse que este segundo prêmio deve ser “compartilhado com toda a comunidade de Londrina”, pois expressa o sentido do movimento Pé Vermelho Mãos Unidas, criado neste ano. O assessor especial da Prefeitura e ex-presidente da CMTU, Carlos Geirinhas, recebeu o prêmio na categoria Sustentabilidade Ambiental; a professora Rosalina Franciscon, 90 anos, fundadora do ILES (Instituto Londrinense de Educação para Surdos) ganhou o prêmio na categoria Responsabilidade Social. Empresários locais receberam o Top de Marcas nos mais diversos ramos da atividade econômica.

CARLOS GALLI
Registramos com grande pesar o falecimento do publicitário Carlos Galli, da agência Forti, ocorrido na última quinta-feira. O corpo de Galli será velado hoje no Crematorium Londrina, das 9 às 11 horas da manhã. Galli era um nome de destaque no mercado publicitário e no meio empresarial londrinense. Um amigo da ACIL, a quem rendemos nossa homenagem.

MORATÓRIA NA UEL
Em carta pública divulgada ontem, o Conselho de Administração da Universidade Estadual de Londrina (UEL) anunciou um calote nas próprias despesas até, pelo menos, janeiro do ano que vem. Até o fim de dezembro, a UEL afirma não ter dinheiro para pagar as contas de água, de energia, de telefone, da manutenção de veículos e equipamentos e de aluguéis dos prédios ocupados fora do campus. Do orçamento anual de R$ 26,6 milhões, governo do Estado liberou, até agora, apenas, R$ 11,9 milhões.

MORTE DE JOVENS NO TRÂNSITO

Sistema de Informações sobre Mortalidade da Secretaria de Saúde do Paraná aponta para queda de 1,65% no número total de vítimas fatais, enquanto entre a população com idade entre 15 e 29 anos houve alta de 2,34%. Mapa da Violência aponta que maior vitimização de jovens é fenômeno histórico nacional. A auxiliar administrativa Rose Mari de Lima perdeu o filho Róbson Eduardo no dia em que o jovem completou 21 anos. “Quando fecham a tampa do caixão, é como se o mundo acabasse”, afirma.

VOLTA DO IPI
O governo federal decidiu não prorrogar mais a redução da alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para veículos e recompor os índices a partir de janeiro de 2015. Para carros populares, por exemplo, o imposto sobe dos atuais 3% para 7%. A informação foi confirmada pelo presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Moan, após reunião com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, na manhã de ontem.

MÁRCIO THOMAS BASTOS
Com a morte do ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos, criminalistas que atuam na Operação Lava Jato lamentam a morte de um “interlocutor privilegiado”. A presidente Dilma Rousseff compareceu ao enterro de Bastos e demonstrou estar bastante emocionada.

O JUIZ
Gazeta do Povo faz um perfil de Sérgio Moro, o juiz implacável e cauteloso que conduz a Operação Lava Jato e está revelando a dimensão dos desvios da Petrobras no governo petista.

O REI DO VAREJO
O empresário Samuel Klein, fundador das Casas Bahia, faleceu na madrugada de ontem, em São Paulo, devido a insuficiência respiratória. Klein estava com 91 anos de idade. Ele deixa três filhos, oito netos e cinco bisnetos.  O enterro, restrito a familiares e amigos, ocorreu ontem no cemitério israelita do Butantã. A Via Varejo, controladora das Casas Bahia, divulgou nota na qual expressou seus sentimentos de pesar e agradeceu o empresário por sua contribuição ao País. “A melhor forma de honrarmos seu legado empreendedor é continuarmos crescendo e realizando os sonhos de nossos clientes e colaboradores.”

Diante de congelamento de recursos, UEL anuncia calote

Aumenta número de morte de jovens no trânsito

Anúncio de volta do IPI deve movimentar vendas de carros no final de ano

Morre Márcio Thomaz Bastos, ex-ministro da Justiça