22/10/2014 00:00:00 Clipping ACIL - 22 de outubro

Bom dia, amigos. A cinco dias do segundo turno, a disputa presidencial se torna cada vez mais agressiva. O que vemos é um país dividido e apreensivo. Por isso, tornam-se cada vez mais importantes as instituições que promovem a união cívica e a discussão de ideias, como o Fórum Desenvolve Londrina, que foi homenageado ontem na Câmara Municipal.

FRASE DO DIA
“Nós já percebemos que os trabalhos do Fórum Desenvolve Londrina realiza têm sido balizadores de muitas atividades desenvolvidas pelo poder público e pela iniciativa privada. Foi assim com a educação, com o desenvolvimento empresarial, a mobilidade urbana, o terceiro setor, adolescentes em conflito com a lei, a saúde em Londrina, e resíduos urbanos. Certamente será assim também com o nosso tema atual, a industrialização.”
(Ary Sudan, empresário)


HOMENAGEM AO FÓRUM
O Fórum Desenvolve Londrina foi homenageado ontem com o Título de Reconhecimento Público pela Câmara Municipal. Honraria foi proposta pelo vereador Padre Roque. O empresário Ary Sudan, conselheiro da ACIL, fez o discurso de aceitação do título. Prestes a completar dez anos de atuação, o Fórum é uma das instituições mais respeitadas da cidade e tem comprovada importância na definição de rumos para Londrina.

CIDADE GENIAL
Carta do corretor de imóveis Domingos Furtado publicada hoje pelo Jornal de Londrina: “Muito boa esta ideia [de apresentar Londrina como Cidade Genial], parabéns pela iniciativa. Aliás, foi só elegermos um bom prefeito que a autoestima dos londrinenses vem melhorando a cada dia. Com iniciativas como esta estaremos em poucos anos recuperando os anos perdidos. Com 30 anos sem prefeito nossa cidade evoluiu bastante. Imagina com boa administração.”


SUCESSÃO PRESIDENCIAL
Pesquisa Datafolha mantém Dilma Rousseff (PT) numericamente à frente de Aécio Neves (PSDB) na disputa pela Presidência da República, com 52% a 48%. Situação é de empate técnico. Dilma conta com a inércia. Aécio, com o imponderável. Não custa lembrar que o Datafolha errou fragorosamente no primeiro turno. “Se a pesquisa do Datafolha mostra isso, estou eleito”, comentou Aécio.

TIROTEIO VERBAL
Os dois lados subiram o tom na campanha presidencial Em Mato Grosso do Sul, Aécio Neves disse que vai libertar o Brasil do PT. “Vou libertar os brasileiros desse partido político que se esqueceu dos brasileiros.” Em Pernambuco, o ex-presidente Lula comparou Aécio Neves aos nazistas e a Herodes. E voltou a dizer que os tucanos discriminam o Nordeste.


O LARANJA E O TUCANO

Laranja de Alberto Youssef no laboratório Labogen, Leonardo Meirelles reforçou a ligação de políticos do PSDB com o esquema investigado na operação Lava Jato. Em depoimento prestado nesta segunda-feira (21) para a Justiça Federal, em Curitiba, Meirelles disse que Youssef tinha contato com o ex-presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra, e também com outro tucano descrito como “padrinho político do passado” e “conterrâneo” de Youssef – que é de Londrina.


ALVARO DIAS
Colega de Sérgio Guerra na CPI da Petrobras de 2009, o senador londrinense Alvaro Dias (PSDB) disse ser descabida a insinuação de seu nome como um dos envolvidos no esquema. "Temos que tomar cuidado com possível armação. Querem me colocar na defensiva, já que sempre atuei no ataque nesta questão da corrupção na Petrobras", disse. O senador negou que a saída da oposição da CPI de 2009 foi um esvaziamento proposital para esfriar as investigações. “Nós apresentamos um relatório paralelo, fizemos 18 representações ao Ministério Público Federal, que deram origem a vários dos inquéritos que pressionaram para que se chegasse à essa operação. A última dessas representações, inclusive, foi sobre a compra da refinaria de Pasadena”, disse Alvaro, lembrando que seu nome não foi citado pelo depoente.

ENERGIA DO PARANÁ
Em meio à estiagem no Sudeste do País, o Paraná completou 21 meses como maior produtor de energia elétrica do Brasil em setembro, com 9.133 megawatts médios (MW/med). São Paulo, estado que até dezembro de 2012 era o principal gerador nacional, caiu para a terceira colocação, com 6.051 MW/med no mês, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Dilma e Aécio seguem tecnicamente empatados
http://politica.estadao.com.br/noticias/eleicoes,dilma-tem-52-e-aecio-soma-48-mostra-pesquisa-empate-tecnico-continua,1580643


Aécio diz que vai libertar o Brasil do PT
http://politica.estadao.com.br/noticias/eleicoes,em-comicio-em-goiania-aecio-promete-libertar-o-brasil-da-infamia,1580476


Lula compara tucanos a nazistas
http://politica.estadao.com.br/noticias/eleicoes,lula-compara-aecio-neves-e-o-psdb-aos-nazistas,1580453


Laranja de Youssef cita ligação com tucano de Londrina
http://www.gazetadopovo.com.br/vidapublica/conteudo.phtml?tl=1&id=1507930&tit=Laranja-de-Youssef-cita-ligacao-com-tucano-de-Londrina

http://www.jornaldelondrina.com.br/cidades/conteudo.phtml?tl=1&id=1508002&tit=Novo-depoimento-devolve-Londrina-a-epicentro-de-escandalo-politico


Com seca, Paraná torna-se maior produtor de energia do País
http://www.folhaweb.com.br/?id_folha=2-1--2504-20141022&tit=parana+e+lider+na+geracao+de+energia+desde+2012