26/01/2015 00:00:00 Clipping ACIL - 26 de janeiro

Bom dia, amigos. Reportagem da Folha de S. Paulo mostra que as mudanças nos direitos trabalhistas e previdenciárias anunciadas pelo governo federal já estavam decididas em meados de 2014, bem antes das eleições presidenciais. Como todos se lembram, Dilma atacou seus adversários dizendo que eles mudariam direitos trabalhistas. Parece que a presidente seguiu a máxima atribuída a Lênin: “Acuse-os do que você faz, xingue-os do que você é”. Mas, para começar bem a semana, fiquemos com a inspiradora frase de um grande pensador brasileiro.

 

FRASE DO DIA
“Aquele que não sabe ainda distinguir en­tre o que convém e o que não convém, ainda não é li­vre; aquele que ainda está preso pelas coações que cerceiam a sua ação, ainda não é livre; aquele que é dominado pelas suas paixões, ainda não é livre. Por isso, a atitude cristã implica a cooperação eficiente e decisiva do entendimento com a vontade.”

(Mário Ferreira dos Santos, filósofo brasileiro)

ESTELIONATO ELEITORAL
As mudanças de regras trabalhistas e previdenciárias, anunciadas no final de dezembro como medidas de redução dos gastos públicos, foram, na verdade, decididas antes da eleição de Dilma Rousseff.

EMPREGO DOS SONHOS

A criatividade é uma importante aliada na hora de procurar um lugar ao sol no mercado de trabalho. Currículo diferenciado – com imagens, vídeos e códigos QR que direcionem para páginas pessoais da internet – aumenta as ofertas de entrevistas e as chances de um bom emprego.

REPASSES EM QUEDA
Os repasses de recursos do Governo Federal para Londrina estão em queda nos últimos anos. Em 2007, Londrina recebeu 17,4% daquilo que o governo federal arrecadou na cidade, enquanto que em 2013 esse percentual encolheu para 8%. De 2013 para 2014 o valor destinado ao município pelos convênios com o governo federal encolheu de R$ 1,5 bilhão para R$ 234 milhões. “A execução da despesa é municipalista, mas a arrecadação é nacional”, critica o secretário municipal de Planejamento, Daniel Pelisson.

KIRCHNER EM QUEDA
A popularidade da presidente Cristina Kirchner caiy na Argentina. Após a morte do promotor Alberto Nisman, A imagem positiva da presidente perdeu quatro pontos percentuais entre dezembro e janeiro, e ficou em 29,1%, enquanto a negativa superou os 50%, com um aumento de 11 pontos, de acordo com a pesquisa publicada neste domingo pelo jornal "Perfil".


CALOR E VIOLÊNCIA
Os meses de calor são também os mais violentos em Londrina. As altas temperaturas são também aqueles em que os registros de ocorrência de ameaças e lesões corporais atingem níveis máximos.

ADEUS A NENECA
O ex-jogador Hélio Miguel, conhecido como Neneca, morreu aos 67 anos neste domingo, no Hospital do Câncer de Londrina. Atuando como goleiro, ele foi ídolo do Tubarão e do Guarani de Campinas, pelo qual se sagrou campeão brasileiro em 1978.

 

GRÉCIA RADICAL
A esquerda radical venceu as eleições da Grécia neste final de semana. Novo primeiro-ministro será Alexis Tsipras, que prega renegociação de dívida com a União Europeia. Resultado causa preocupação entre líderes da Europa.

 

GREVE EM CURITIBA
Os motoristas e cobradores de ônibus em Curitiba entram em greve hoje. Sindicato dos trabalhadores diz que não foi notificado oficialmente sobre a ordem judicial para manter 70% da frota em funcionamento.


PÁTRIA EDUCADORA?
O primeiro governo de Dilma Rousseff ampliou o orçamento da Educação, mas gastou menos do que as gestões Lula e FHC.


ARMÍNIO FRAGA
O economista Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central, faz duras críticas ao governo Dilma. “Joaquim Levy é uma ilha de competência em um mar de mediocridade”, disse Fraga em entrevista ao Estadão.

SEGURANÇA E POLÍCIA
O filósofo e escritor Olavo de Carvalho fala sobre questões relacionadas à política brasileira, a gestão da segurança pública, o trabalho das polícias, desarmamento e a criminalização da atividade policial no cenário cultural. Vale a pena conferir a entrevista no site Mídia Sem Máscara (link abaixo).

 

Mudanças em regras trabalhistas foram decididas antes da eleição
http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/01/1580339-revisao-de-regras-trabalhistas-foi-planejada-antes-da-eleicao.shtml


http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/dilma-ja-tinha-decidido-cortar-seguro-desemprego-antes-da-eleicao-omitiu-isso-dos-eleitores-e-ainda-atribuiu-essa-intencao-a-seu-adversario-mas-joao-santana-acha-que-a-campanha-foi-limpa-e-tecnica/


Criatividade é aliada na busca do empregos dos sonhos
http://www.folhaweb.com.br/?id_folha=2-1--2610-20150126&tit=criatividade+e+aliada+na+busca+do+emprego+dos+sonhos


Cai participação da União no orçamento de Londrina
http://www.folhaweb.com.br/?id_folha=2-1--2751-20150126&tit=repasse+de+recursos+da+uniao+para+londrina+despenca+ano+apos+ano

Após morte de promotor, cai popularidade de Cristina Kirchner
http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/aprovacao-cristina-kirchner-cai-apos-morte-de-alberto-nisman


Meses de calor registram índices mais altos de violência
http://www.jornaldelondrina.com.br/londrina/conteudo.phtml?tl=1&id=1527784&tit=Meses-mais-quentes-sao-tambem-os-mais-violentos

Ex-goleiro Neneca morre aos 67 anos em Londrina
http://www.jornaldelondrina.com.br/esportes/conteudo.phtml?tl=1&id=1528311&tit=Idolo-do-Tubarao-Neneca-morre-aos-67-anos

 

Motoristas de ônibus fazem greve em Curitiba
http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?tl=1&id=1528310&tit=Sindicato-nao-foi-notificado-de-decisao-judicial-e-greve-do-onibus-deve-ser-geral-em-Curitiba


Líder esquerdista vence eleições na Grécia
http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,esquerda-radical-chega-ao-poder-na-grecia,1624649


http://www.valor.com.br/internacional/3877642/esquerda-radical-vence-na-grecia-e-promete-acabar-com-austeridade


Governo Dilma teve pior execução de orçamento na Educação
http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,nos-4-anos-de-dilma-mec-teve-a-pior-execucao-de-orcamento-desde-2001-imp-,1624739

 

“Levy é uma ilha de competência em um mar de mediocridade”
http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,levy-e-uma-ilha-em-um-mar-de-mediocridade,1624337


Banditismo, política revolucionária e o papel da polícia – Entrevista de Olavo de Carvalho
http://www.midiasemmascara.org/artigos/governo-do-pt/15637-2015-01-24-00-52-46.html