Comércios do Paraná retomam confiança para o segundo semestre

Fonte: Massa News

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio-PR) divulgou nesta segunda-feira (17) a Pesquisa de Opinião do Empresário do Comércio, Serviços e Turismo, que apontou a expectativa de dias melhores para a economia neste segundo semestre. De acordo com a Fecomércio-PR, 58% dos empresários do Estado declararam ter boas expectativas para o período, o que representa alta de 17,4% em relação ao primeiro semestre.

Na edição anterior da pesquisa, 49% dos proprietários de estabelecimentos comerciais ou de prestação de serviços esperavam um faturamento melhor. Esta é a terceira alta consecutiva do indicador, e trata-se do melhor resultado desde o segundo semestre de 2014.

O setor de turismo possui o maior nível de otimismo, com 62%, enquanto os empresários do varejo e serviços apresentam opiniões bastante parecidas, com 57% e 56% de expectativas favoráveis, respectivamente.

Expectativa por regiões

A pesquisa avaliou a opinião dos empresários nas seis principais regiões do Estado. Os maringaenses são os mais otimistas, com 79%. A segunda maior concentração de expectativas favoráveis está em Ponta Grossa, com 67%.

O nível de confiança na região Oeste, que na edição passada da pesquisa era o mais baixo do Estado, com 31%, voltou a subir e chegou a 58% para este segundo semestre.

Em Londrina, 56% dos empresários esperam aumentar o faturamento e em Curitiba os otimistas chegam a 54%. Os comerciantes e prestadores de serviços da região Sudoeste estão um pouco menos confiantes, com 52%.

Colaboradores e investimentos

A pesquisa identificou a tendência de manutenção do quadro funcional, com 75%. No 1º semestre, 67% dos empresários afirmaram que manteriam o número de colaboradores. Os que pretendem reduzir o número de funcionários são 11%, contra 14% no semestre anterior. Os que planejam abrir novos postos de trabalho são 10%, índice bastante semelhante à pesquisa anterior, quando era de 11%. Os que ainda não sabem somam 4%, ante 8% da edição passada.

Em função da crise econômica e da instabilidade no campo político, 77% dos empresários afirmam que não farão investimentos no próximo semestre, mantendo a opinião evidenciada por 76% dos entrevistados no 1º semestre.

Os que pretendem investir nos negócios somam 23%, ante 24% na edição passada do estudo. Dentre os que pretendem investir, os pontos mais citados foram reforma e modernização, publicidade, informática e novas linhas de produtos.

Metodologia

A Pesquisa de Opinião do Empresário do Comércio do Paraná, realizada semestralmente desde 2001 pela Fecomércio PR, está em sua 32ª edição.

O levantamento contou com a participação de 460 empresas do comércio, serviços e turismo das principais regiões do Paraná. A aplicação da pesquisa ocorreu no período de 8 de junho a 6 de julho de 2017.