23/08/2017 08:17:29 Como fazer um diagnóstico econômico para sua empresa

Toda e qualquer ação executada na empresa reflete diretamente no setor econômico e financeiro do empreendimento. Por isso, é fundamental planejar e monitorar as ações realizadas.

É essencial o empresário conhecer a fundo tudo que acontece dentro do negócio como despesas fixas e variáveis, lucro mensal e anual, preço de produtos e serviços, fluxo e caixa.

Saber analisar ajuda a controlar e aumentar o crescimento da empresa, neste caso é indicado fazer um diagnóstico econômico para entender a situação em que a empresa se encontra para saber como agir. Este procedimento é muito poderoso para atuar na melhoria financeira, porém, infelizmente é pouco usado pelas empresas.

O economista e consultor empresarial, Sidney Kayamori preparou algumas dicas fundamentais para fazer um diagnóstico econômico completo para o seu negócio.

Existem 3 mapas Gerenciais para ajudar na elaboração do Diagnóstico Econômico Empresarial que citaremos a seguir:

1. Análise de Resultados

Este mapa apresenta quais resultados sobre as Vendas do período, ou seja, sua lucratividade, despesas variáveis e fixas, seu ponto de Equilíbrio, como apurar seu lucro:
Vendas – Custos Variáveis = Lucro Bruto – Custo Fixo = LUCRO LÍQUIDO
Como apurar o Ponto de Equilíbrio:
Custo Fixo: Lucro Bruto X Venda = PONTO DE EQUILÍBRIO

2. Análise Patrimonial

Este mapa mostra o crescimento Patrimonial da empresa, ou seja, se aparece Lucro este controle vai checar se houve o aumento do Patrimônio
Como apurar:
Capital de Giro + Imobilizado – Capital de Terceiros = PATRIMONIO LÍQUIDO

3. Fluxo de Caixa

Avalia a capacidade de investimento, endividamento do período projetado
Como Projetar:
Receitas Previstas – Despesas – Fornecedores = SALDO POSITIVO OU NEGATIVO

Sidney Kayamori é economista, consultor e palestrante com visitas técnicas na França, Alemanha, Itália, Japão e USA.