17/09/2014 00:00:00 Conectividade dentro de casa é aposta para o varejo

Fonte: Folha de Londrina

Apesar da expectativa de recuperação do segmento de produtos de linha branca no segundo semestre, que registrou queda de 5% nos seis primeiros meses deste ano, foram os telefones celulares e a possibilidade de conectá-los a aparelhos domésticos que receberam destaque da organização da feira de eletrodomésticos, eletroeletrônicos, celulares e TI voltados ao varejo - Eletrolar Negócios e Tecnologia, que acontece até amanhã em São Paulo. Mais de 1.000 marcas e 10.000 produtos estão em exposição, e sugerem tendências que poderão estar nas lojas ainda no final de 2014. 

Para Carlos Clur, diretor do grupo Eletrolar, os smartphones deverão ser a "bola da vez" do setor, associados à possibilidade de comandar eletrodomésticos e outros produtos pela sua interface. Ter cada vez mais informações nos eletrodomésticos é uma oportunidade para o mercado para a linha branca, afirma o presidente executivo da Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), Lourival Kiçula. "A eletrônica entra cada vez mais forte na linha branca." 

Durante a feira, por exemplo, está sendo apresentado um aparelho de ar condicionado que pode ser controlado por um aplicativo no celular. Além de servir como um controle remoto dentro da casa, o smartphone se torna uma maneira de acionar o equipamento de fora de casa, no caminho de volta do trabalho, caso o usuário queira a casa já refrigerada quando chegar. "No futuro estas aplicações de ar condicionado Wi-Fi vão permitir controlar a temperatura do jeito que quiser durante o sono", exemplifica o diretor de Marketing e pós-venda da Midea, Henrique Mascarenhas. 

Ainda na linha dos aparelhos controlados por smartphones, também pode ser conferida na feira uma lâmpada que toca música e cujo som e luminosidade podem ser controlados por um app. As lâmpadas são de LED. A versão top da linha permite mudar a cor da lâmpada, a intensidade da luz e o volume do áudio pelo celular. Com a função despertador, o usuário pode programar a lâmpada para acender e tocar música gradativamente. O mesmo pode ser feito ao programá-la para desligar sozinha. 

A marca brasileira Dazz aposta na conectividade de produtos como a televisão. Durante o evento, a empresa mostra um teclado para smart TVs que facilita o trabalho de digitar endereços de sites, posts e e-mails pelo controle remoto. Um deles possui até touchpad. Como muitos dos aplicativos do usuário já estão presentes no smartphone por meio do sistema operacional, a Dazz também apresentou um dispositivo que, quando ligado à TV (que não precisa ser smart), permite acessar os recursos do Android que o usuário já utiliza no smartphone ou tablet.