23/06/2022 17:02:19 Conversa com a Presidente: Precisamos exportar mais

A ACIL está participando, nesta semana, de uma missão especial para aproximar as empresas do Paraná e o mercado da Flórida. Nós, empresários, precisamos pensar em soluções que ampliem as possibilidades de negócios. Mas, muitas vezes, ficamos restritos a uma região porque consideramos exportar uma atividade difícil, quase inatingível.

Nossa viagem está mostrando o contrário. O cenário da Flórida é extremamente favorável, pois a inflação também atinge os Estados Unidos, provocando desabastecimento. Ao mesmo tempo, os americanos estão querendo reduzir a dependência de importações da China. Para vocês terem uma ideia, o Brasil é hoje o maior parceiro comercial da Flórida. A China fica em segundo lugar. Em Miami, os produtos brasileiros têm boa referência, abrindo espaço para as nossas empresas no maior mercado do mundo.

Nos Estados Unidos, conversamos com o cônsul adjunto brasileiro, ouvimos os supermercadistas, estivemos na APEX (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e visitamos possíveis parceiros da parte logística, conhecendo estruturas para transporte, armazenamento e distribuição. Para completar, participamos de diversas rodadas de negócios e conversamos com os empresários americanos.

Tudo isso mostra que há grandes possibilidades nos esperando lá fora. É um cenário real, que acompanhamos de perto e se mostra viável para os londrinenses, independente do tamanho da empresa. 

Exportar exige conhecimento, logística, determinação, compromisso e trabalho - qualidades presentes na grande maioria dos empreendedores que geram emprego e fazem a economia brasileira girar. Precisamos avaliar as exportações de forma técnica, pesando os prós e os contras. Não podemos perder essa oportunidade de transformar a nossa cidade e o nosso país. 

Marcia Manfrin, presidente da ACIL. 

Frase da semana: “A maioria das pessoas gasta mais tempo e energia ao falar dos problemas do que a enfrentá-los” - Henry Ford (1863-1947), empresário norte-americano.