Muitas pessoas me perguntam como a ACIL vem ajudando a cidade. Poderia responder de várias maneiras, mas esta semana escolhi uma das nossas frentes para explicar nossa atuação.

O Programa Empreender é uma iniciativa que completa 20 anos e que já atendeu centenas de empresas durante este período. É uma ideia simples capaz de gerar excelentes resultados.

A Área de Negócios da ACIL coordena o trabalho e dá autonomia aos núcleos setoriais, que contam com consultoria especializada para discutir problemas comuns e buscar soluções.  O objetivo da iniciativa é reunir empresários que antes se viam apenas como concorrentes de mercado.  Via de regra, os grupos ganham tanta coesão que se qualificam a promover ações e eventos. Em alguns casos, o trabalho interfere até mesmo em políticas públicas.

Poderia mencionar muitos fatos desta natureza, mas vou me ater a dois deles, noticiados esta semana. O primeiro foi o lançamento do Calendário Oficial de Eventos do Município, sonho antigo do Núcleo de Organizadores e Assessores de Eventos (NOA) e que foi viabilizado através da Codel, com apoio do bureau de turismo e da Faculdade Positivo.

Este instrumento foi desenvolvido nos últimos 10 meses com uma participação ativa do NOA e será uma espécie de mural público (aplicativo e site já podem ser consultados) com absolutamente tudo o que será realizado na cidade – eventos culturais, corporativos, médicos, acadêmicos, esportivos, voltados à capacitação e tudo mais que gera interesse e fluxo de conhecimento na cidade.  O Calendário deve ajudar no planejamento e revelar uma cidade viva, pulsante e que merece receber investimentos.

Outro caso, é o Núcleo Audiovisual (NAV), ramo da economia criativa que vem se consolidando como pólo gerador de renda e emprego.  Nesta sexta (20), pela primeira vez a Prefeitura abriu um processo de seleção exclusivo para o segmento. São R$ 4 milhões repassados pelo governo federal através da Agência Nacional do Cinema e que serão gastos em Londrina e na região. Todos os envolvidos apontam a força do Arranjo Produtivo Local (APL) como fator determinante da captação do recurso em Brasília.  E o APL só se consumou e evoluiu a partir do diálogo e da convivência no NAV.

É por fatos como estes que a ACIL continua acreditando no associativismo como solução para o nosso maior desafio: desenvolver a cidade e melhorar o bem estar da população.

Bom fim de semana a todos!

Até a próxima!

Fernando Moraes

Frase da semana:

"Não faltam oportunidades para você viver do jeito que você quer. O que falta é vontade de tomar o primeiro passo"

Wayne Dyer (1940-2015), escritor norte-americano

Compartilhar Conversa com o Presidente: Programa Empreender impulsiona eventos e economia criativa no Facebook Compartilhar Conversa com o Presidente: Programa Empreender impulsiona eventos e economia criativa no Twitter Compartilhar Conversa com o Presidente: Programa Empreender impulsiona eventos e economia criativa no Linkedin