Conversa com o presidente: Vamos fortalecer a produção local!

A gente vive pensando em ampliar o mercado, não é? Mas, às vezes, não conseguimos enxergar algumas oportunidades. Boa parte dos empresários, por exemplo, não gosta de disputar licitações. Muitos consideram a concorrência de fora muito forte ou os procedimentos excessivamente burocráticos.

Pois eu acho que as coisas estão mudando. Das 754 empresas que negociaram com a Prefeitura de Londrina em 2019, 235 eram aqui da região – e 30 delas consideradas microempresas. São números que fazem a gente abrir o olho. Se microempresas estão ganhando licitações, é porque o poder público está mais aberto à negociação.

Essa participação de empresas locais nas vendas de produtos e serviços para a Prefeitura é resultado do Programa Compra Londrina, idealizado lá em 2010 entre a ACIL, Sebrae, Sinduscon, Sindimetal, Sescap, Codel, Sincoval e Observatório de Gestão Pública. A atual administração colocou a ideia em prática, facilitando a papelada, aumentando a transparência, reduzindo o tempo do processo e oferecendo incentivos para as empresas locais. O importante é estar com a documentação e o processo produtivo em dia.

Se você acha que tudo isso ainda não é atrativo, é bom saber que a Prefeitura pretende investir, em 2020, R$ 250 milhões em mais de 300 licitações. É um potencial grande de negócios para ser explorado.

Essa aproximação entre o poder público e a iniciativa privada é muito importante. O dinheiro normalmente destinado a empresas de fora pode ser reinvestido em Londrina. Fica na cidade, aquece o mercado e promove crescimento, aumentando as ofertas de emprego porque obriga as empresas a venderem mais e, por consequência, produzirem mais.

Gente, vamos prestar atenção no Compra Londrina! Dá uma olhada lá no site (www.compralondrina.com.br), são 120 tipos diferentes de compra. Certamente uma delas se encaixa no perfil da sua empresa. Existem oportunidades para todas: grandes, médias, pequenas e micros. Não perca essa chance. Vamos fortalecer a produção de Londrina!

Até a semana que vem!

Fernando Moraes

Frase:
“Eu não acredito que você possa fazer as coisas hoje com os métodos de ontem e continuar no mercado amanhã” – Nelson Jackson (1872-1955), médico e empresário americano.

Compartilhar Conversa com o presidente: Vamos fortalecer a produção local! no Facebook Compartilhar Conversa com o presidente: Vamos fortalecer a produção local! no Twitter Compartilhar Conversa com o presidente: Vamos fortalecer a produção local! no Linkedin